quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CINE MADRUGADA

Cine Madrugada tem programação brasileira nesta sexta


Noel - o Poeta da Vila

Acontece nesta sexta-feira, 28, a partir das 23h15, na sala municipal de Projeção (Piso superior da Biblioteca Municipal), a sexta sessão do projeto Cine Madrugada. Serão exibidos dois filmes brasileiros: Abril Despedaçado e Noel - o Poeta da Vila. Ao final será servido um café da manhã gratuito.


Abril Despedaço

O filme Abril Despedaçado, dirigido por Walter Salles, é livremente inspirado no livro homônimo do escritor albanês Ismail Kadaré e se passa em Abril de 1910. Na geografia desértica do sertão brasileiro, uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho (Rodrigo Santoro), filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai (José Dumont) a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra.

Se cumprir sua missão, Tonho sabe que sua vida ficará partida em dois: os 20 anos que ele já viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver. Ele será então perseguido por um membro da família rival, como dita o código da vingança da região. Angustiado pela perspectiva da morte e instigado pelo seu irmão menor, Pacu (Ravi Ramos Lacerda), Tonho começa a questionar a lógica da violência e da traição. É quando dois artistas de um pequeno circo itinerante cruzam o seu caminho.

Já o filme Noel – O Poeta da Vila, dirigido por Ricardo Van Steen, narra a trajetória de Noel Rosa, um dos maiores compositores da história da MPB, que trocou a faculdade de Medicina pelo samba e pela boemia carioca, na década de 20, tornando-se ídolo do rádio, aos 19 anos, com o enorme sucesso alcançado com a canção Com Que Roupa. O filme acompanha não apenas a carreira musical de Noel, como também sua vida afetiva que, até morrer prematuramente de tuberculose, dividiu-se entre dois grandes amores: Lindaura, jovem operária com quem se casou, e Ceci, dançarina com quem manteve um caso tempestuoso.

Ao morrer aos 26 anos, Noel de Medeiros Rosa (1910-1937) deixou um legado de mais de 250 composições que o colocaram como um dos gênios musicais do país. Em apenas sete anos de atividade - de 1931 a 1937 - Noel Rosa, criou uma obra que ligou o morro ao asfalto, uniu pretos e brancos e revolucionou para sempre o samba.

O Cine Madrugada é uma realização da Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura com o apoio do Clube de Cinema de Marília, Coletivo Desdobra (Fora do Eixo) e do Instituto De Cais de Cinema e Audiovisual, e objetiva democratizar o acesso a sétima arte, além de levar entretenimento gratuito para a população. O evento é gratuito e as sessões de cinema nas madrugadas são quinzenais e conta com apoio cultural do Supermercado Tauste.

0 comentários:

Postar um comentário