segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CIRCUITO DIVERSIDADE

Emoção marca o final da temporada da Caravana Cultural



Música, dança, teatro, cinema, contação de histórias, exposição, oficinas culturais e diversas linguagens artísticas compuseram o evento que democratizou o acesso à cultura, valorizou o artista e que estreitou os laços do poder público com o movimento cultural.

Mãos que desenhavam, sorrisos que contagiavam, olhos que se encantavam ouvindo histórias e corpos que balançavam ao som de jazz, samba e hip hop, foi nesse clima democrático de emoção e alegria que terminou nesse domingo (9), na Praça da Emdurb (região central) a última edição da Caravana Cultural - Circuito Diversidade da temporada. O projeto foi idealizado e realizado pela Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Conselho Municipal da Cultura e contou com o apoio cultural das secretarias da Prefeitura como: Juventude, Saúde, Esporte, Meio Ambiente, Obras, Educação e Serviços Urbanos. E também contou com o apoio cultural do Coletivo Desdobra, Instituto De Cais de Cinema, Clube de Cinema de Marília, Higor Liberali Desenhos e Dean Skate.



A Praça foi ocupada por arte, das 14h às 22h, com diversas atrações culturais de qualidade. O evento foi aberto pelas oficinas culturais, as quais propiciam a população um contato mais próximo com as diversas linguagens artísticas, ou seja, uma forma de vivenciar a arte. Foram realizadas oficinas de artesanato com Rodrigo Scorse e Leticia Vieira e cartoon com Higor Liberali.

Logo após as oficinas culturais, aconteceu contação de histórias com Karina Gianechini – SESC/Bauru, também teve apresentação de Kung Fu com Mestre Antônio; depois foi a vez da Roda de Capoeira com Mestre Pereira. Já o teatro ficou por conta Teatro do SESI com o espetáculo - A Farsa do Boi-, também houve exibição de curtas-metragens. E os shows musicais ficaram por conta de: DJ André Jundi, Jazzbuticaba Emsemble com Luca Bernar, HIP HOP com 450 encerrando a noite com Laerte Marque. No local também aconteceu exposição de fotos, campanhas de saúde e preservação ambiental e apresentação de pirofagia com a Cia Fogonellas.



Passaram pelas 6 etapas da Caravana Cultural aproximadamente 5000 pessoas e estiveram envolvidos cerca de 100 artistas, além de servidores das secretarias de obras, serviços urbanos, cultura, meio ambiente, juventude e saúde. O projeto percorreu todas as regiões da cidade: Zona Norte (1 e 15 de julho), Zona Oeste(29 de Julho), Zona Sul( 12 de Agosto), Zona Leste( 26 de Agosto) e Centro( 9 de Setembro), levando as mais variadas expressões artísticas e culturais à população,buscando contemplar a diversidade que compõe nossa formação enquanto povo e valorizar os artistas locais.



Para o secretário municipal da Cultura, André Gomes, a Caravana Cultural foi um esforço de democratização e socialização da cultura, que demonstrou que a população gosta e quer arte.

“ Encerramos a Caravana Cultural hoje com muita emoção. E importante ressaltar que em 3 meses percorremos toda a cidade, num primeiro esforço de democratização e socialização da cultura, contribuindo para quebrar o falso preconceito difundido pelas elites de que o povo não gosta de arte e cultura de qualidade, com esse evento demonstramos na prática que na verdade só faltava democratizar o acesso para criar públicos. E aproveitando-se da ocasião, em que estamos prestes a adentrar a primavera, parafraseando o médico e revolucionário argentino, Ernesto Che Guevara, que certa vez disse: Os poderosos podem matar uma, duas ou até três rosas, podem destruir um jardim, mas jamais poderão deter a primavera. E nós somos a primavera”, finalizou Gomes.

0 comentários:

Postar um comentário