terça-feira, 25 de setembro de 2012

FEIRA DO LIVRO

Caminhos da Leitura recebeu mais de 20 mil pessoas



Marília recebeu entre os dias 20 e 23 de setembro o projeto “Caminhos da Leitura”, com uma estimativa de público de mais de 20 mil pessoas, superando a expectativa que era de 15 mil. A Feira do Livro aconteceu na Praça “Mário Consentino”, na Avenida Sampaio Vidal ao lado do Espaço Cultural, sendo que o Espaço também foi utilizado para abrigar parte da programação cultural da Feira.

O Projeto foi idealizado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Biblioteca Nacional foi realizado pela Associação Brasileira de Difusão do Livro – ABDL, Infinito Cultural, Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Colégio Criativo.

Segundo o Prefeito de Marília, Ticiano Toffoli, a Feira do Livro Caminhos da Leitura, é resultado de uma importante parceria entre Ministério da Cultura e Secretaria Municipal da Cultura, que visa democratizar o acesso à leitura, além de proporcionar uma programação com diversas atrações culturais para a população.

“Todos sabem que a leitura é de suma importância para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano, pois sempre que nos detemos na leitura de um livro, estamos expandindo os nossos horizontes e conhecimentos. Portanto, gostaria de frisar que a Feira do Livro que aconteceu no último final de semana em Marília vem contribuir nesse sentido, já que tornou acessível à população a compra de livros de qualidade a baixíssimos custos, onde 70% dos livros foram comercializados a preços de 1 a 10 reais. E a Feira também foi um espaço onde mais uma vez nossa administração promoveu de forma gratuita a toda população atividades culturais artísticas e de formação, ação democrática que tem marcado a nossa gestão”, disse Toffoli.



Para o Secretário Municipal da Cultura, André Gomes, o saldo da Feira é muito positivo e o evento que movimentou o cenário cultural de Marília foi um grande sucesso.

“ Os eventos literários são importantes porque estimulam o hábito da leitura ou mesmo a formação de novos leitores. A Feira foi um grande sucesso e contou com a participação de mais de 20 mil pessoas,ou seja, esse dado indica que o projeto teve um desdobramento positivo a medida que foram vendidos mais livros, assim formando mais leitores. Além disso, o evento possui também diversificada programação cultural, mesclando todas as expressões artísticas. Destaco que os 4 dias de evento fomentou à produção cultural e democratizou o acesso aos livros e a arte”, finaliza Gomes.


CAMINHOS DA LEITURA


O evento reuniu diversos distribuidores e algumas das principais editoras do Brasil. No Pátio dos Livros estavam expostos mais de 120 mil livros foram vendidos a preços populares, sendo livros contemporâneos, clássicos da Literatura e livros das mais diversas áreas do conhecimento. Nos quatro dias a Feira propriamente dita funcionou das 9h às 19h, porém a programação cultural e artística se estendeu até as 23h, com muita música, teatro e arte.


O Projeto contou também com outros espaços além do Pátio dos Livros, como o Estacionamento infantil - com programação especial para crianças até 12 anos, com oficinas culturais, contação de histórias e outras apresentações; Palco Aberto - com atrações musicais, dança e teatro; Espaço “De Carona” - um lugar para troca de idéias, lançamento de livros, workshops e debates com autores regionais e locais; Espaço “Bate Papo na Estrada” – destinado a lançamentos de livros nacionais com presença de vários autores; Oficina do Professor - destinado ao educador, que receberá palestras e oficinas que relacionam arte, literatura e educação; Cine Livro - com projeção de filmes das 20h às 22h, com temas baseados em livros e escritores.

Outra atração da Feira foi a Biblioteca Esquenta, do programa “Esquenta” da TV Globo, cedida pela apresentadora Regina Casé e contou com diversas obras autografadas pelas personalidades que visitaram o programa.



Secretaria da Cultura fortalece parceria com Universidades


Um importante destaque do evento foi à parceria formada entre Secretaria da Cultura e Universidades, para que os alunos do curso de Pedagogia pudessem fazer o monitoramento da Feira do Livro – Caminhos da Leitura. Ao todo foram 31 alunos da Unimar, Unesp e Fajopa, que trabalharam os quatro dias da Feira.



Para a Coordenadora do Curso de Pedagogia da Unimar, Rosalina Queiroz, essa parceria entre Universidade e Poder Público foi muito importante.



“Nossos alunos puderam aprender um pouco de teoria na prática com esse grandioso evento, que envolveu toda nossa cidade. Os estudantes ficaram muito felizes com o trabalho realizado, pois foi uma Feira do Livro com uma estrutura muito grande e uma organização impecável. Eles puderam acompanhar de perto o trabalho de autores, editoras, além de acompanhar as oficinas e apresentações com os visitantes da Feira. Parabenizo o Secretário André Gomes e toda a Secretaria da Cultura pelo trabalho, como cidadã mariliense e como coordenadora, pela parceria formada”, disse.

Um comentário: