segunda-feira, 17 de setembro de 2012

MUSEU DE PALEONTOLOGIA

Museu abre aos sábados a partir de setembro


Com o objetivo de divulgar o acervo de fósseis e a nova exposição inaugurada no mês de agosto “UM ENCONTRO COM ...O DINOSSAURO TITÃ DE MARÍLIA”, a Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura passa abrir aos sábados, a partir do mês de setembro, o Museu de Paleontologia, das 14h às 18h, sendo mais uma opção de lazer, cultura e conhecimento para a população.

Para o coordenador do Museu e Paleontólogo, William Nava, abrir o Museu aos sábados sempre foi um desejo porque algumas pessoas não podem visitar o local durante a semana.

“É uma forma de permitir acesso às pessoas que normalmente durante a semana não tem tempo para visitar o museu, de levar os filhos para conhecer os ossos de dinossauros, enfim, agora terão essa oportunidade. Quero agradecer a sensibilidade do Prefeito Toffoli e ao secretário municipal da Cultura André Gomes por acreditar nesse projeto”, comenta Nava.

Além do acervo composto por fósseis de crocodilos, tartarugas, peixes, madeiras petrificadas e algumas réplicas, foi inaugurada em agosto uma nova exposição alusiva aos trabalhos de escavação realizados no ano passado e neste, de parte do esqueleto de um dinossauro saurópode – titanossauro – nas imediações de Marília.

Essas escavações ganharam repercussão por conta do grau de articulação da maioria dos fósseis do dinossauro – algo raro de acontecer – e por todo processo de envolvimento que incluiu o Museu de Paleontologia, as Universidades de Brasília e Federal do Rio Grande do Sul, também a Prefeitura Municipal por meio das Secretarias Municipais de Cultura, Verde e Meio Ambiente, Obras Públicas e Desenvolvimento Econômico e Turismo, e diversas empresas.

Segundo o Prefeito Toffoli é importante para a população ter esse acesso ao conhecimento e a cultura.

“ Muitas pessoas trabalham durante a semana e não tem tempo de visitar o Museu durante a semana, e com a abertura aos sábados terão essa oportunidade de viajar no tempo, conhecendo o acervo do nosso Museu. Eu fico muito satisfeito de poder fazer parte deste processo, o de democratizar mais o acesso ao conhecimento e à cultura. Parabenizo o Secretário André Gomes pelo grande trabalho que vem desenvolvendo a frente da Secretaria da Cultura e também ao nosso paleontólogo William Nava que luta constantemente pelos seus sonhos e pela ciência”, disse Toffoli

A exposição “UM ENCONTRO COM...O DINOSSAURO TITÃ DE MARÍLIA” apresenta alguns elementos ósseos, como costelas, ossos da bacia e da perna, painéis explicativos sobre as etapas de escavação, dezenas de fotos dos trabalhos de campo e uma reconstituição hipotética de como seria o titanossauro de Marília.

O secretário municipal da Cultura, André Gomes, ressalta que mais acesso à exposição, por meio de visitação, é importante porque oferece visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos pesquisadores, além do que apresenta também para toda a população os resultados da pesquisa.

“Num trabalho cientifico - cultural é importante mostrar para a população o que foi realizado e democratizar, com isso, o conhecimento, ou seja, ao expor parte dos fósseis encontrados permitimos que as pessoas acompanhassem o processo da escavação, passando pela preparação do material (fase em curso) e posteriormente a exposição final. Por isso é importante abrir o Museu aos sábados porque a população terá a opção de mais um dia, durante a semana, de visitação ao Museu, sendo isso sinônimo de comungar mais conhecimento e cultura”, finaliza Gomes

Lembrando que o Museu de Paleontologia é único em todo o oeste paulista. As visitas são gratuitas e é uma grande chance das pessoas conhecerem um pouco mais sobre o passado da região e do planeta.

Serviço:

Museu de Paleontologia de Marília

Entrada Franca.

Horário: Segunda a sexta-feira: das 8h às 17h30

Sábados: 14h às 18h.

Centro Cultural, situado na Avenida Sampaio Vidal, 245. ( entrada pela Avenida Rio Branco)

Mais informações: 14 – 3402-6603.

0 comentários:

Postar um comentário