quinta-feira, 6 de setembro de 2012

SETE DE SETEMBRO

Desfile deverá atrair grande público na Sampaio Vidal

Desde segunda-feira (3), a Prefeitura está realizando atividades cívicas em comemoração aos 190 anos da Independência do Brasil. Hoje, dia 7 de setembro, Dia da Independência, vai acontecer a partir das 8 horas, na Avenida Sampaio Vidal, mais uma solenidade da Semana da Pátria.

De acordo com o secretário municipal da Cultura, André Gomes, a programação é extensa e começa com a execução dos hinos e o hasteamento das bandeiras, no Paço Municipal, seguido do pronunciamento oficial do chefe do executivo.

“A abertura da semana teve a participação de autoridade, representantes da sociedade civil. Neste feriado nacional, não será diferente. Contaremos com o Tiro de Guerra, crianças e jovens da Casa do Pequeno Cidadão, além do pronunciamento de nossas autoridades” informa Gomes.

O titular da pasta comenta ainda que este ano a Secretaria Municipal da Cultura colocará todos os seus projetos e oficinas na avenida, como o projeto Teatro da Cidade, que reúne cerca de 200 pessoas, abrangendo todas as faixas etárias.

“Celebrar 190 anos da independência do Brasil é importante do ponto de vista cultural e histórico, por isso um ato como o desfile cívico-militar de sete de setembro, que envolve um grande público, pode ampliar mais a publicidade aos programas e ações da Secretaria Municipal da Cultura. Sendo esse um dos nossos esforços permanentes de democratização da informação; e nesse sentido é a oportunidade de dialogar com a população”, diz Gomes.

Como já é tradição, após o hasteamento das bandeiras, por volta das 9 horas, vai acontecer na Avenida Sampaio Vidal o desfile cívico militar. Aproximadamente 3 mil pessoas irão desfilar e a Secretaria da Cultura espera um público superior a 10 mil pessoas.

Para o prefeito Toffoli a data de 7 de setembro é sinônimo de soberania, algo que precisa ser renovado dentro de nós a todos os momentos.

“É importante ressaltar que quanto mais somos soberanos, mais seremos livres. Há 190 anos atrás, quando o Brasil se libertou, o mundo passava por mudanças políticas, econômicas e sociais. Hoje continuamos num momento de transformação social, econômica e cultural, e a cada dia nos tornando um país de referência democrática e mais visível aos olhos do mundo, como um país soberano e independente. A independência está dentro de cada um de nós. Por isso viva o Brasil! Viva Sete de Setembro! E viva o povo brasileiro, que carrega dentro de si essa capacidade de renovação e de buscar, a cada novo amanhecer, um outro mundo possível: mais justo e igualitário”, comentou Toffoli.

Segundo servidora pública municipal e organizadora do desfile, Nélida Maria Pena, desfilarão 33 entidades, como Casa do Pequeno Cidadão, Legião Mirim, escolas particulares e públicas, clubes de serviço e bandas marciais. “A Prefeitura levará para a Avenida Sampaio Vidal servidores de todas as Secretarias Municipais e será uma bonita homenagem aos 190 anos da independência do Brasil”, finaliza Nélida.

ROTEIRO

O roteiro a ser obedecido neste desfile é o seguinte:

1. Tiro de Guerra 02-059
2. Polícia Rodoviária Federal
3. Polícia Rodoviária Estadual
4. Polícia Ambiental
5. 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros
6. Empresa Circular de Marília
7. Frota da Prefeitura/ Daem /Emdurb
8. Jeep Clube
9. Jipeiros de Marília
10. CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis
11. Banda do Colégio Bezerra de Menezes
12. EMEIS – Escolas Municipal de Educação Infantil
13. EMEFS – Escolas Municipal de Ensino Fundamental
14. Fanfarra da Casa do Pequeno Cidadão
15. Casa do Pequeno Cidadão
16. Colégio Sagrado Coração de Jesus
17. Escola Técnica Antonio Devisate
18. E.E. Dr. Lourenço de Almeida Senne
19. Fanfarra da E.E. Amaury Pacheco
20. E.E. Antonio de Baptista
21. E.E. Jardim Santa Antonieta
22. E.E. Antonio Augusto Netto
23. Fanfarra da E.E. 17 de Setembro
24. Centro Educacional Sesi
25. Escola Senai José Polizotto
26. SEL – Secretaria Municipal de Esportes
27. Cube dos Desbravadores
28. Banda de Percussão da Legião Mirim
29. Legião Mirim de Marília
30. 100º Grupo de Escoteiros “Cristo Rei”
31. COOTRACIL – Cooperativa Cidade Limpa
32. Secretaria Municipal da Cultura
33. Banda Marcial Cidade de Marília 

0 comentários:

Postar um comentário