sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CULTURA E JUVENTUDE


Espaço Juventude promove projeto “ O que eu sempre quis falar”


A partir do dia 27 de Outubro inicia-se uma nova fase do Projeto “ O que eu sempre quis falar”, o qual agora sai do centro da cidade e se torna itinerante pelos bairros da cidade. Essa nova fase começa na zona norte (Vila Nova), através de workshops. O projeto é uma realização do Espaço Juventude e conta com o apoio da Prefeitura de Marília por meio das Secretarias: Cultura e Juventude.

Para se inscrever os interessados devem possuir idade entre 14 a 25 anos, por meio do formulário on-line na página no facebook: www.facebook.com/oqueeusemprequisfalarou  mais informações pelo telefone  9660-4206.

Os encontros no bairro Vila Nova serão semanais, ocorrerão aos sábados a partir das 14h,  na rua João Baptista Rafael nº 586. As linguagens artísticas são diversas, porém a escolha nesse momento são as poéticas visuais, nossas educadoras sociais em reuniões semanais discutem minuciosamente as perspectivas e diretrizes, assim vem acontecendo a construção cuidadosa de um projeto político pedagógico. Todas as atividades são gratuitas.


O Projeto

O projeto "O que eu sempre quis falar" tem como objetivo auxiliar os/as jovens a serem agentes de seu meio, discutindo e fomentanto a ideia do protagonismo, a emancipação e o empoderamento juvenil através de grupos de discussão, com temáticas que envolvem a dinâmica da vida dos/as jovens. Tendo em vista a necessidade de propor ações numa perspectiva de respeito ao universo juvenil, o projeto (que já está em seu segundo ano consecutivo) em sua primeira edição possibilitou através de troca de experiências, vivências e conhecimento, o desenvolvimento de temas e oficinas que foram além de um caráter informativo. Busca-se realizar discussões que possam ter reflexo nas comunidades em que vivem os/as jovens participantes, ou seja, não apenas debater ideias, mas concretizá-las no dia a dia, ressaltando a vida comunitária, a cena política, a cidadania, estimulando seus desenvolvimentos pessoais e sociais.
                             
Atualmente o projeto caminha na contramão do tecnicismo na formação de jovens, acreditamos que é muito importante que os/as jovens devam ser preparados para o mercado de trabalho, uma vez que as condições de trabalho se afunilam exigindo uma capacitação mais objetiva mesmo nas funções de base, entretanto a proposta objetiva um outro tipo de formação, que visa alargar o campo de visão dessas/desses jovens partindo da perspectiva artística.

0 comentários:

Postar um comentário