sexta-feira, 26 de outubro de 2012

SARAU DO SACI


Evento resgata cultura brasileira com arte




Buscando resgatar o folclore brasileiro e nosso patrimônio cultural de Marília e região, abrangendo as expressões culturais e as tradições de artistas locais com vistas à preservação e o respeito de sua ancestralidade para gerações futuras é que o CEEJA – Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Professora Sebastiana Ulian Pessine, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, Estevão Garrido (artista gráfico) e o Coletivo Desdobra (coletivo de produtores independentes) apresenta nos dias 29, 30 e 31 de outubro, das 19h às 22h, o Sarau do Saci.

O evento acontecerá na sede do CEEJA, situada na Rua 24 de Dezembro, 162. A entrada consiste na doação de um livro de literatura para a realização de um escambo literário no decorrer da programação. É importante destacar que o projeto teve início no ano de 2008 e visa articular artistas de Marília e da região - como Assis, Paraguaçu Paulista, João Ramalho, Presidente Prudente, Rancharia, Cafelândia, Bauru, entre outras, além de formar público de arte.

Segundo o organizador, João Paulo Francisco de Souza, o evento celebrará os centenários de Nelson Rodrigues e Jorge Amado e os 23 anos sem Raul Seixas, respeitando a diversidade e pluralidade das pessoas.

 “O Sarau do Saci busca valorizar a cultura brasileira com música, literatura, teatro e poesia, lembrando também que o Dia do Saci é comemorado em 31 de outubro e que esse personagem faz parte da nossa história, enquanto povo, ou seja, uma forma de incentivar as pessoas a conhecerem as criaturas míticas brasileiras, não somente as estrangeiras. O Halloween tem sua importância para os estrangeiros, aqui temos o Dia do Saci, portanto, é preciso valorizarmos a data para resgate da nossa identidade enquanto povo brasileiro”, comenta João.  

A programação será diversificada e contará com teatro, poesias, músicas, maracatu, maculelê, contação de histórias, oficina de ritmos brasileiros, capoeira angola, samba rural, exposições entre outros. (segue a programação abaixo). Também no local haverá um palco-livre composto por exposição de trabalhos artísticos e pedagógicos do CEEJA, degustação de chás da horta escolar, projeto Juventude em Foco, Revista Café Espacial, músico Laerte Marques, Cia. dos Arteiros (Paula Bittencourt e Alexandre), Confraria dos poetas, além de stands de escritores de Marília. 

PROGRAMAÇÃO

29 de outubro (segunda-feira)
Exposição “ 100 anos de Nelson Rodrigues”
19h – Palco Livre
20h –  Contação de Histórias ( Simone de Lima).
21h – Teatro de rua (Unati, Cid Oliveira e outros).

30 de outubro( terça - feira)
Exposição “ 23 anos sem Raul Seixas”
19h – Palco Livre
20h – Tributo a Raul Seixas ( Kreo Fidelis e Rafael Bravos).
21h – Orquestra de Viola Caipira de Paraguaçu Paulista.

31 de outubro (quarta-feira)
Exposição “ 100 anos de Jorge Amado”
19h – Palco Livre
20h – Maracatu e Ritmos Brasileiros  (Projeto Brincarte de Paraguaçu-SP).
21h – Samba rural, Nayambing e Capoeira de Angola ( Os Angoleiros do Sertão – Contra Mestre Xandão).

0 comentários:

Postar um comentário