quarta-feira, 14 de novembro de 2012

EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Secretaria do Meio Ambiente premia melhor redação sobre preservação dos oceanos

             A Secretaria Municipal do Meio Ambiente premiou na última terça-feira (13) a melhor redação do concurso promovido pela ONG (Organização Não Governamental) The Ocean Conservancy, em parceria com a Spaipa – Marília e apoiada pela SMA.

            O concurso foi em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que neste ano foi promovido pela ONG americana com ações em todo mundo no dia 15 de setembro, inclusive em Marília, no trabalho voluntário de limpeza das margens da Represa Cascata, retirando cerca de meia tonelada de lixo do local.

            Crianças da zona Norte foram convidadas pelo CEAC (Centro de Educação Ambiental Curupira) da SMA, para participação no concurso que foi coordenado pela chefe de divisão de projetos educacionais da secretaria, Maud Apparecida de Oliveira e pela pedagoga do centro, Mirella Clemente Armentano. Dezenas de redações foram entregues com respostas à questão: Na sua opinião, qual seria a melhor fórmula para acabar com o lixo nos oceanos?

            A redação premiada foi criada pelo aluno da 6ª série da Escola Estadual Professor Benito Martinelli, Jaasiel Abner Luiz de Melo, 11 anos. O prêmio - kit de material escolar - concedido pela Spaipa foi entregue na horta comunitária Vinha do Senhor, que fica na CEAGESP/CEASA (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo/Centro Estadual de Abastecimento), onde o concurso foi aplicado.

            O estudante destacou a importância do tema do trabalho. “Não podemos jogar lixo nas praias porque sempre vai parar no mar, causando danos à vida marinha, matando os animais engasgados, contaminando a água e afetando a saúde das pessoas. Além disso, as praias ficam sujas afastando os turistas. O concurso foi legal, pois me fez perceber a importância de preservar a limpeza do meio ambiente, além de levar a consciência do que é bom ou ruim para nossa saúde e dos animais”, explicou Jaasiel.

            Segundo a titular da pasta, Sonia Cristina Guirado Cardoso, o trabalho promovido pela ONG Ocean Conservancy em parceria com a secretaria, envolve também a educação ambiental. “Além da limpeza da Represa Cascata, dentre as ações está a conscientização das pessoas sobre a importância de se manter limpos os mananciais, rios e oceanos através da educação. Por isso escolhemos as crianças da comunidade da horta comunitária da zona Norte para aplicar o trabalho”, ressaltou a secretária.

Foto: Mauro Abreu

0 comentários:

Postar um comentário