sexta-feira, 30 de novembro de 2012

MÚSICA


Marília Jazz com Duo Luas acontece neste sábado no Auditório Municipal
Luca Bernar e André Siqueira apresentam show La Piccola Fulô



Acontece neste sábado, 01, o primeiro show do projeto Marília Jazz, com o Duo Luas apresentando “La Piccola Fulô”, às 20h, no Auditório Municipal Octávio Lignelli. O projeto é de realização da Secretaria Municipal da Cultura e terá outra apresentação no dia 22, com o Duo Renato Alves e Adauto Dias, e Júnior Matos Quarteto. A entrada é gratuita.

O Projeto Marília Jazz é uma proposta que vem para convidar amantes da música e comunidade mariliense a conhecer os trabalhos produzidos na região, estimular o jazz e instrumental como apoio ao desenvolvimento da cultura local, dar visibilidade regional à cultura jazzística e à música instrumental na cidade de Marília e incluí-la no mapa cultural do Estado de São Paulo.

O projeto visa também atender a uma demanda de público já existente, consumidor desse segmento musical, promover espaços e momentos para a expressão artística de grandes músicos de Marília e região, além de dispor de sua reconhecida produção para a população da cidade.

 O Duo Luas, primeiro grupo a se apresentar no projeto, é composto por Luca Bernar ao piano e André Siqueira na viola caipira, flauta transversa, violões e guitarra portuguesa e nasceu a partir do encontro dos dois músicos no projeto Viola Popular, realizado em 2006 na cidade de Belo Horizonte, no qual ambos acompanharam o violeiro Zeca Collares.

 A partir da afinidade de repertório e de linguagens o duo foi se consolidando paulatinamente e em 2008 começou a desenvolver um repertório próprio, voltado para composições autorais e releituras de clássicos da música brasileira e do jazz europeu. Na busca por um estilo autêntico e ousado, a improvisação livre surgiu como alternativa à rigidez do texto musical estrito.

Dentro desse processo foram surgindo novas idéias musicais e foi consolidado um estilo próprio do duo como nas instrumentações inusitadas da viola de 14 cordas junto ao piano, e a na variedade de texturas as quais os dois músicos mergulham constantemente para construir suas sonoridades.

 A intenção principal do duo é a transparente liberdade na forma de improvisação e na rica gama de timbres realizada a partir da junção do piano à viola caipira, flauta, contrabaixo, violões, bandolim e guitarra portuguesa.

 O DUO LUAS

O pianista e compositor italiano Luca Bernar é músico, compositor, professor de piano e improvisação e diretor artístico de Festival Jazz & Instrumental. Sua formação é fundamentalmente jazzística, e traz em seu trabalho a influência do jazz europeu, que por sua vez é influenciado pela música erudita do século XX e pela livre improvisação.

Tem dois trabalhos discográficos: “Mi fai ridere” e Voci di Isole”. Numerosas participações com grupos e músicos brasileiros e italianos. Atualmente se apresenta em Duo com o multi instrumentista e compositor André Siqueira, com quem forma o Duo Luas.

Trabalha também em duo com o violeiro e compositor Zeca Collares com o projeto “Diálogo entre Terras”. Já com uma formação mais ampla e variável, atua com o grupo Jazzbuticaba Ensemble (piano, baixo, bateria e sopro) e com o Luca Bernar Quarteto.

 André Siqueira músico e diretor artístico Compositor, arranjador e multi-instrumentista, é mestre em música pela UFMG onde desenvolveu pesquisa sobre Giacinto Scelsi. Formado em música pela UEL/PR, onde leciona, é doutorando em Ciências Sociais na Unesp de Marília.

Utiliza diversos instrumentos na sua escritura musical, como flautas, guitarra elétrica, violões, viola caipira, contrabaixo e guitarra portuguesa. Sua trajetória é composta por experiências diversas em cultura popular e música contemporânea. Foi selecionado pelo Projeto Rumos Itaú Cultural/ Música na categoria Coletivo no biênio 2010-12.

SERVIÇO
O que: Marília Jazz
Quando: Dia 01 – com Duo Luas em La Piccola Fulô         
Horário: 20h
Onde: Auditório Municipal Octávio Lignelli – Avenida Sampaio Vidal, 245 (piso superior da Biblioteca Municipal – entrada pela Avenida Rio Branco).


0 comentários:

Postar um comentário