sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

BALANÇO

Secretário da Cultura de Marília faz avaliação dos noves meses de sua gestão

Caravana Cultural
Depois de nove meses à frente da Secretaria de Cultura de Marília e Dirigente Estadual do PCdoB (Partido Comunista do Brasil) - Executiva -, André Gomes deixou a pasta nessa quinta-feira (27). O secretário destacou as principais ações da secretaria durante sua administração e ressaltou que ela não foi dele e sim de toda a equipe e teve como foco principal democratizar o acesso à cultura e suas diversas linguagens, valorização do artista e incentivo à preservação do patrimônio histórico de Marília e a revitalização de espaços públicos pouco utilizados, como o Espaço Cultural Ezequiel Bambini, o qual se tornou palco de oficinas de teatro, bateria, artesanato, apresentações artísticas e projetos fixos como: Encontro do Rock, Domingo Sertanejo e Encontro do Hip Hop.

Oficina de Teatro
André Gomes acredita que a Arte e a Cultura são direitos humanos fundamentais e é papel do poder público trabalhar para assegurar esse direito; promovendo a democratização do acesso à cultura na cidade de Marília, tanto do ponto de vista do fomento aos artistas, quanto do ponto de vista de viabilizar ao povo acesso à programação cultural gratuita e de qualidade. 

O Sonho Deles
Gomes explica que uma das principais conquistas de sua gestão foi enviar para Câmara Municipal, que aprovou por unanimidade, a Lei de Incentivo à Cultura, a mais antiga e mais importante reivindicação dos artistas e ativistas culturais de Marília, sendo importante ressaltar que poucos municípios brasileiros possuem uma lei como essa.
Seguindo essa orientação de democratizar o acesso à cultura, a equipe da Secretaria Municipal da Cultura mudou o foco de uma política exclusivamente eventista e para poucos, para uma política com foco na formação cultural e na abrangência, ou seja, desenvolvendo ações que privilegiaram todas as expressões culturais (música, artes plásticas, teatro, cinema, Hip-Hop, entre tantas outras), sejam elas eruditas, populares.

Oficina de Viola

André Gomes recebe mérito Cultural
 
Do ponto de vista da formação cultural, quando o secretário municipal da Cultura, André Gomes, assumiu a pasta não havia um programa sequer voltado para a área de formação e políticas culturais. No decorrer da gestão a Secretaria ofereceu curso de teatro gratuito para 250 pessoas no projeto Teatro da Cidade, além de aulas gratuitas de Viola Caipira, Bateria, Artesanato, Artes Plásticas, Ballet Clássico, entre outras expressões artísticas. Outra inovação da gestão de Gomes foi a descentralização da produção de eventos culturais, como a Caravana Cultural Circuito Diversidade, que leva arte e cultura gratuitas e de qualidade aos quatro cantos da cidade.
Para 2013, os dois pedidos de Gomes para o futuro secretário é a permanência das oficinas de formação cultural, além de priorizar a implantação da Lei de Incentivo à Cultura.
“ Gostaria de agradecer ao Ticiano Toffoli pela oportunidade de termos administrado a Secretaria Municipal da Cultura e também de desejar boa sorte ao prefeito eleito, Vinicius Camarinha e ao novo secretário ou secretária da cultura, sempre lembrando que cultura é movimento”, finaliza Gomes.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho! Foi o melhor secretário de cultura que a cidade já teve. O Prefeito Vinícius poderia mantê-lo no cargo, seria o melhor para a cultura loca e dificilmente outra pessoa faria o mesmo pelo e movimento cultural.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo excelente trabalho realizado!Espero que volte em breve!Se não continuar a ser o Secretário de cultura que sirva de exemplo para o próximo.

    ResponderExcluir