quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

CINE MADRUGADA


Filme “Madame Satã”  é atração do Cine Madrugada

Acontece nesta sexta-feira, 07, a partir das 23h15, na sala municipal de Projeção (Piso superior da Biblioteca Municipal), mais uma sessão do projeto Cine Madrugada. Será exibido o filme “Madame Satã”, dirigido por Karim Aïnouz. Ao final será servido um café da manhã gratuito.
 O filme se passa no Rio de Janeiro, 1932. No bairro da Lapa vive encarcerado na prisão João Francisco (Lázaro Ramos), artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos. Após deixar o cárcere, João passa a viver com Laurita (Marcélia Cartaxo), prostituta e sua "esposa"; Firmina, a filha de Laurita; Tabu (Flávio Bauraqui), seu cúmplice; Renatinho (Felippe Marques), seu amante e também traidor; e ainda Amador (Emiliano Queiroz), dono do bar Danúbio Azul. É neste ambiente que João Francisco irá se transformar no mito Madame Satã, nome retirado do filme Madame Satã (1932), dirigido por Cecil B. deMille, que João Francisco viu e adorou.

JOÃO FRANCISCO

João Francisco dos Santos Sant´Anna (Glória do Goitá, 25 de fevereiro de 1900Rio de Janeiro, 11 de abrilde 1976), mais conhecido como Madame Satã, foi um transformista brasileiro, visto como personagem emblemático da vida noturna e marginal carioca na primeira metade do século XX.
Criado numa família de dezessete irmãos, diz-se que João Francisco chegou a ser trocado, quando criança, por uma égua. Jovem, foi para Recife, onde viveu de pequenos serviços prestados. Posteriormente, mudou-se para o Rio, indo morar no bairro da Lapa. Analfabeto, o melhor emprego que conseguiu foi o de carregador de marmitas, embora houvesse o boato de que foi cozinheiro de mão-cheia. Considerado marginalizado, acredita-se que o fato de ter sido negro, pobre e homossexualtenha contribuído.

Dito dotado de uma índole irônica e extrovertida, Santos encantou-se pelo carnavalcarioca. Foi assim que, em 1942, ao desfilar no bloco-de-rua Caçador de Veados, surgiu seu apelido. O transformista se apresentou com a fantasia Madame Satã, inspirada em filme homônimo de Cecil B. DeMille.

Era freqüentador assíduo da Lapa, bairro onde morava (conhecido como reduto carioca da malandragem e boemia na década de 1930), onde muitas vezes trabalhou como segurança de casas noturnas. Cuidava que as meretrizesnão fossem vítimas de estupro ou agressão.
Foi preso várias vezes, chegando a ficar confinado ao presídio da Ilha Grande, agora em ruínas. Freqüentemente, Madame Satã enfrentava a polícia, sendo detido por desacato à autoridade. Considerado exímio capoeirista, lutou por diversas vezes contra mais de um policial, geralmente em resposta a insultos que tivessem como alvo mendigos, prostitutas, travestis e negros.
É considerado uma referência na cultura marginal urbana do século XX.

CINE MADRUGADA

 O Cine Madrugada é uma realização da Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura com o apoio do Clube de Cinema de Marília, Coletivo Desdobra (Fora do Eixo) e do Instituto De Cais de Cinema e Audiovisual, e objetiva democratizar o acesso a sétima arte, além de levar entretenimento gratuito para a população. As sessões de cinema nas madrugadas contam com apoio cultural do Supermercado Tauste.

A Sala Municipal de Projeção fica na Avenida Sampaio Vidal, 245, piso superior da Biblioteca Municipal, com entrada pela Avenida Rio Branco. Para outras informações basta ligar na secretaria da Cultura: 3402-6600.

0 comentários:

Postar um comentário