sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CULTURA


Acontece neste sábado último Encontro de Hip Hop do ano
Evento também comemorará a Consciência Negra


Além dos quatro elementos do Hip Hop - música, grafite, breaking, skate – debates, apresentação de capoeira, candomblé e Black Music, também farão parte do último Encontro do Hip Hop – Saudoso Sabotoge do ano, que acontece neste sábado (15), às 20h, no Espaço Cultural Ezequiel Bambini. O diferencial desta edição é que o evento promoverá debates sobre a condição do negro no Brasil, trazendo outras apresentações artísticas também de matrizes africanas.

Para o secretário municipal da Cultura, André Gomes,  este evento é muito importante porque tem dois significados, o primeiro marca o encerramento do Encontro do Hip Hop – Saudoso Sabotoge, que foi um programa desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cultura nos últimos sete meses e abriu espaço aos artistas da cultura hip hop que até então estavam à margem das ações do poder público. O Encontro também ganha  relevância ainda maior na medida em que incorpora o Grito da Consciência Negra,  embora aconteça atrasado, todavia  é mais uma atividade que marca as comemorações e as reflexões em torno do dia da consciência negra, que aconteceu no ultimo dia 20 de novembro.

“A idéia do grito da consciência negra com o encerramento do Encontro do Hip Hop  é de celebrar as conquistas dos negros nos últimos anos no Brasil. E ao  mesmo tempo denunciar que o racismo persiste na sociedade brasileira e que os reflexos de uma sociedade colonial escravista ainda marcam profundamente a existência dos negros no país.  Também haverá no local diversas apresentações culturais de matrizes africana como:  música,  religião entre outros, que  estarão contribuindo para resgatar e  preservar elementos da cultura brasileira”, explica Gomes.

Esta é uma ação Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura. A entrada é gratuita. O evento tem como objetivo debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância dos negros no processo de construção de nosso país, estado e comunidade, utilizando a arte como facilitador do processo.






PROGRAMAÇÃO

20h – Abertura com a participação da Professora  e coordenadora do  Gepene (Grupo de Estudo e Pesquisa – Negro e Educação) da UNESP (Universidade Estadual Paulista), Maria Valéria Barbosa.

20h10 – DJ Ciro Rirais

20h30 – Apresentação de Candomblé

21h30 - Capoeira Marília-Brasil

22h10 -  Banda Jack Soul Zumbi

23h10 – 450

23h50 – Expresso Verdade

00h30 – B Boy

01h00 – Afro-Rima

01h40  - Duka 

0 comentários:

Postar um comentário