terça-feira, 11 de dezembro de 2012

SUSTENTABILIDADE


Escolas municipais de Marília participam de Projeto da CPFL



Conscientizar para economizar. É esse ensinamento que o Projeto Educacional - "CPFL nas Escolas" pretende difundir entre os alunos de ensino fundamental de escolas da rede municipal de Marília até quinta-feira (13). O projeto da CPFL em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretarias Municipais:  de Educação e Cultura, teve início na manhã desta terça-feira (11), aplicada junto ao público infanto-juvenil (ensino fundamental - 2º ao 5º ano do ensino fundamental), através de ações lúdicas e interativas contribuindo para a mudança de hábitos e comportamento.

O Projeto tem como principal objetivo capacitar educadores de escolas municipais para disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica. A metodologia foi aplicada junto aos alunos envolveu suas famílias e a comunidade, através de ações didáticas visando otimizar a utilização da eletricidade.

Na primeira fase do projeto, uma equipe professores foi capacitada por monitores do programa com a metodologia do PROCEL. Nesta etapa final, após desenvolverem os conteúdos em sala de aula, os alunos, professores e comunidade, tem a oportunidade de visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia, um caminhão estacionado ao lado do Espaço Cultural que tem em sua carreta, três módulos para visitação onde existem atividades educativas que possibilitam a interação, de forma prática, com os conceitos de energia elétrica e utilização racional dos recursos.

Programação

A Programação é diversificada e acontece de terça a quinta-feira nas partes da manhã e tarde (a partir das 8h – para turmas das escolas agendadas) e quarta-feira a atividade é para o período noturno (a partir das 20h – aberto ao público).

 Para a visitação das escolas do município à Carreta da CPFL, foram preparadas atividades educativas em três ambientes diferentes que abordará a questão da eficiência energética: ambiente 1- vídeo 3D com boneco virtual; ambiente 2- painel de lâmpadas simulando o consumo de uma casa; ambiente 3- experimentos com formas de geração de energia utilizando um gerador manual e um simulador de uma painel de energia solar.
 
Na quarta-feira a noite a programação é também bastante especial: apresentação de três curtas metragens infanto-juvenis e espetáculo teatral chamado "O Admirável Planeta Energia" que trata da questão da economia energética. 

0 comentários:

Postar um comentário