quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

VIOLA CAIPIRA

Secretário da Cultura recebe visita de grande nome da Viola Caipira
Arnaldo Freitas, um dos maiores violeiros do país esteve com o Secretário

O Secretário Municipal da Cultura, Neuri Cordeiro, recebeu na tarde da última sexta-feira, a visita de um dos maiores violeiros do Brasil, Arnaldo Freitas. A visita teve como objetivo firmar novas parcerias e estabelecer novos projetos.

Arnaldo Freitas nasceu em Marília e foi criado em uma fazenda de Echaporã, trabalhando com seu pai na lida de gado. Começou a tocar violão aos 08 anos e aos 12 ganhou sua primeira viola. Sempre tocando “de ouvido” e imitando os dedilhados de seus ídolos.

Em Marília, teve a oportunidade de aprender um pouco de teoria musical no Senac, mas finalmente em 2003, surgiu a oportunidade tentar a sorte na metrópole onde os sonhos se realizam: São Paulo. “Fui me entrosando com o pessoal do meio artístico, principalmente do mundo da viola, onde comecei a realizar meus primeiros trabalhos, tocando em bares e acompanhando duplas, como Cacique e Pajé, Celia e Celma, Liu e Leu, Leyde e Laura, entre outros”, disse.

Neste período, estudou teoria musical na Universidade Livre de música e foi convidado a integrar a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, onde permaneceu até 2010. Em 2006, por indicação do amigo e também violeiro Marcelo Viola, passou a integrar o regional do programa Viola Minha Viola, da TV Cultura, onde está até hoje e por ser o violeiro do regional, passou a acompanhar a rainha do folclore Inezita Barroso em seus shows por todo Brasil. “Que honra! Que escola maravilhosa! Fazer parte do elenco do programa que assisti durante toda minha vida. Os sonhos começavam a se realizar”, lembra Arnaldo.

Entre 2008 e 2009 gravou seu primeiro CD, intitulado “Divisa das águas”, lançado em 2010 e começou a viajar com o show de mesmo nome. Seu primeiro show solo foi nesta época, no projeto “Café com viola” do Sesc Catanduva. A partir daí, não parou mais, trabalhando sempre nas unidades do Sesc, prefeituras, eventos de cultura, teatros por todo Brasil, Portugal e Alemanha. Em dezembro foi convidado pelo cantor Daniel para participar do programa The Voice Brasil, da Rede Globo.

“Estou em estúdio gravando meu segundo CD instrumental, mostrando a riqueza de sons que se pode alcançar com este belo instrumento, a Viola Caipira. E hoje estou aqui com um grande amigo, Neuri Cordeiro, grande incentivador da música sertaneja de raízes, grande incentivador da cultura em Marília, para fazer novos projetos e novas parcerias”, disse Arnaldo.

Para o Secretário da Cultura, Neuri Cordeiro, há a necessidade de valorização do artista local. “O Arnaldo é um dos maiores violeiros do país, nasceu em Marília, mas nunca mostrou seu talento aqui na cidade. Iremos elaborar políticas públicas voltadas para a cultura, para valorizar e incentivar os artistas marilienses, sejam eles da música, teatro, artes plásticas, literatura, enfim de todas as modalidades de arte”, disse.


Neuri destaca ainda que até o final desta semana irá visitar todos os prédios pertencentes à Secretaria da Cultura para fazer o levantamento das necessidades de cada um. “Todas as medidas necessárias serão tomadas o mais rápido possível, pois entendemos a urgência. O Teatro terá nossa atenção especial, com certeza, pois é inadmissível uma cidade ficar sem esse grande espaço, porém temos outros próprios públicos que necessitam de reforma, revitalização e cuidados”, disse Neuri.


0 comentários:

Postar um comentário