quinta-feira, 28 de março de 2013

Artes

Galeria Municipal de Artes abre inscrição para o 24 º Salão 
“Marília através de seus artistas”

Foto: O artista plástico Juraci Néris, 1º colocado em 2012

A Secretaria Municipal da  Cultura por meio da Galeria Municipal de Artes, realizará, no dia 20 de abril de 2013, às 20h, na Galeria Municipal de Artes, o 24º Edição do  Salão de Artes Plásticas “Marília, através de seus artistas”, o qual tem o  objetivo de incentivar produção de novas obras  e ampliar a  participação dos artistas nas exposições realizadas pela Galeria.

Visando fomentar e difundir a cultura, resgatando a história da nossa cidade,  a Galeria Municipal de Arte buscou parceria com a iniciativa privada e grandes curadoras de arte da capital do Estado de São Paulo para manter o formato Salão com concurso e premiações aos 3 primeiros lugares, nos seguintes valores: 1º - 700,00, 2º - 500,00 e 3º - 300,00. As inscrições para o salão estarão abertas de 01 de Abril a 18 de abril de 2013 e poderão ser realizadas na Galeria Municipal de Artes. O regulamento estará disponível no site da Prefeitura de Marília (www.marilia.sp.gov.br ) e no Blog da Secretaria Municipal da Cultura ( www.culturamarilia.blogspot.com) a partir do dia 01 de abril. Ressaltando que a obra deve ser inédita e retratar a cidade de Marília, envolvendo as categorias de artes plásticas: pintura, fotografia e escultura.

Os artistas interessados em participar do salão devem comparecer na Galeria Municipal de Artes, situada na Rua XV de Novembro, 367, munidos do documento de identidade e da obra. O horário de funcionamento da Galeria é das 9h30 às 18h30 ( segunda a sexta-feira).

A Comissão Julgadora deste Salão será composta de um vereador da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, um membro da Comissão de Registros Históricos, um membro do Conselho Municipal da Cultura,  pelo Luís Eduardo Dias, diretor Life SCM e pelas  curadoras da exposição, Flávia Semini (Bacharel em Artes Cênicas- Licenciada
em Educação Artística e Pós-Graduada em História da Arte)  , Rita Carvajal (Artista plástica,  graduada em Comunicação Social– Publicidade e Propaganda - e Pós-Graduada em História da Arte), Claudia Monteiro ( graduada em Comunicação Social – Jornalismo - e Pós-Graduada em História da Arte).

O julgamento e abertura da exposição será no dia 20/04, às 20h30 na Galeria Municipal de Artes, Rua XV de Novembro, 367. A mostra estará em cartaz até o dia 20/05, aberto ao público de segunda à sexta, das 9h30 às 18h30 e no segundo sábado de cada mês das 14h às 18h. 

A premiação do salão é um apoio cultural da Life SCM e segundo o diretor da empresa, Luís Eduardo Dias, apoiar os artistas deveria ser uma responsabilidade de toda a classe empresarial ‘Em cada trabalho é percebido um estilo marcado por fatos e tendências de nossa cidade. A cultura nos define enquanto marilienses e somos fruto da visão de mundo retratada pela sensibilidade de cada um deles e somos privilegiados por conviver em uma cidade que inspira e respira a cultura em todas as suas esferas’, diz.

Mais informações Galeria Municipal de Artes: 3432-3331.

Curadoria:

Claudia C. Monteiro Fermino é jornalista e pós-graduada em História e Crítica de Arte. Nos últimos anos realizou diversas exposições individuais e coletivas, das mais variadas linguagens, na Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul, na qual foi curadora por 3 anos e, também, em diversos espaços alternativos. Atua, ainda, como coordenadora de projetos multiculturais de grande porte.


Flávia Semini é Bacharel em Artes Cênicas e Licenciada em Educação Artística , Pós Graduada em História das Artes  pela Faculdade Paulista de Artes. Participou do Congresso de preservação de tecidos em museu, realizado em Washington– EUA. Atriz com experiência em TV, Cinema e Teatro. Realizou curadoria em diversas exposições e atua em organização e produção de eventos culturais em São Paulo.
                                                                                                                                                           
Rita Carvajal é Formada em publicidade e licenciada em Arte pela Belas Artes, desde cedo iniciou-se na arte com ilustrações e seguiu se aperfeiçoando como artista plástica trabalhando com pintura, fotografia e colagem, expôs suas fotografias na pinacoteca de S.caetano, tem especialização em história da arte, teoria e critica, especialização em Arteterapia, em arte- reabilitação. Teve seu artigo e pesquisa cientifica publicados, intitulado: "a cor como expressão das emoções em um estudo de caso", pesquisadora da cor e do processo criativo não só em arte, mas do ser humano como um todo. Atualmente, trabalha com Inúmeros projetos em seu ateliê, em produção de salões, atua como arte-educadora, além de suas atividades como artista plástica. Também dá workshops de criatividade, arte mexicana e história da arte. 

Regulamento e ficha de inscrição.

0 comentários:

Postar um comentário