quinta-feira, 28 de março de 2013

Exposição de Luiz Mott

Exposição fotográfica de Luiz Mott será realizada na Biblioteca Municipal


Será realizada de 01 a 30 de abril a Exposição de Fotos sobre Arquitetura de Marília – Art Déco, do antropólogo e ativista Luiz Mott, na Biblioteca Municipal de Marília “João Mesquita Valença”.

A Mostra de Fotografia é realizada pela Secretaria Municipal da Cultural em parceria com a Comissão de Registro Históricos da Câmara de Marília - as fotos foram doadas por Luiz Mott para a Comissão.

A Exposição reúne 40 fotografias de imóveis da cidade de Marília da década de 1970, públicos e particulares, que revelam essa característica estilística – Art Déco, a qual se caracteriza pela simplicidade das linhas, geometrismo, com forte influência do cubismo e modernismo. Na Mostra há também algumas imagens de imóveis mais antigos, casinha de madeira do tempo da instalação dos primeiros moradores, assim como alguns prédios mais próximos do estilo neoclássico e eclético, anteriores à Art Déco.

Sobre Luiz Mott

É um antropólogo, historiador e pesquisador, e um dos mais conhecidos ativistas brasileiros em favor dos direitos civis LGBT.

Luiz Roberto de Barros Mott, mais conhecido como Luiz Mott, nasceu em São Paulo, em 1946, de tradicional família interiorana. Estudou em Seminário Dominicano de Juiz de Fora. Formou-se em Ciências Sociais pela USP. Possui mestrado em Etnologia em Sorbonne e doutorado em Antropologia, pela Unicamp, atualmente é professor titular aposentado do Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia, UFBA e é professor e orientador do programa de pós graduação em História da Universidade Federal da Bahia, UFBA.

Desde o final dos anos 70 radicado em Salvador, cidade que lhe concedeu o título de Cidadão Honorário. Em 2006 a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia concedeu o título de cidadão baiano a Luiz Mott.

Nos anos setenta, casou-se com Yoshiko, uma nissei de Marília, com quem havia estudado na USP na década anterior.  Tiveram duas filhas Miua e Tami, as quais  foram criadas e estudaram em Marília, razão pela qual visitou a cidade dezenas de vezes. E nestas visitas chamou-lhe então atenção a presença de tantas casas, estabelecimentos comerciais, edifícios públicos e alguns monumentos no mais puro estilo “Art Déco”. Embora sem formação em Arquitetura, nem em fotografia, o antropólogo sempre gostou de fotografar casas e monumentos, e numa destas visitas, com uma câmara fotográfica Canon FT (Lens FL 50 mm. 1:18) , fez 55 fotos em diversas ruas e avenidas da área central de Marília, todas elas privilegiando imóveis com características desse estilo.

Serviço
A Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença” fica na Avenida Sampaio Vidal, 248 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3454-7434.

0 comentários:

Postar um comentário