segunda-feira, 25 de março de 2013

Lugares de Aprender

Museu de Paleontologia e Galeria Municipal de artes recebem visita de professores de Ourinhos


O Museu de Paleontologia e a Galeria Municipal de Artes receberam nesta última sexta-feira, 22, avisita de 60 professores coordenadores da rede estadual de ensino da cidade de Ourinhos. A visita é uma proposta da Diretoria de Ensino de Ourinhos com objetivo de integrar os professores aos temas que serão conhecidos pelos alunos em visitas que serão agendadas para o ano de 2013 aos referidos locais.

As visitas dos alunos fazem parte do projeto Lugares de Aprender: A Escola sai da Escola, do Programa Cultura é Currículo do FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) – Secretaria de Estado da Educação.

O primeiro local visitado foi o Museu de Paleontologia, que integra o projeto desde 2009. Os professores coordenadores foram recebidos pelo Coordenador do Museu, o paleontólogo Willian Nava, pelo vice-prefeito de Marília, Sérgio Lopes Sobrinho e pela equipe do Museu e da Secretaria Da cultura. Estiveram presentes também representantes da Diretoria de Ensino de Marília e da Secretaria Municipal da Educação.

Representando o Prefeito de Marília Vinícius Camarinha, o vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho saudou os presentes. “É com imensa alegria que recebemos a cidade de Ourinhos neste Projeto. Marília os recebe de braços abertos, com todo suporte que as escolas necessitam para explorar nossos espaços culturais”, disse.

A comitiva assistiu vídeo sobre o trabalho de escavações e do Museu de Paleontologia, seguido por explicações de Willian e após seguiram para visita ao sítio paleontológico, onde atualmente acontecem as escavações.

Para Willian Nava, a visita foi muito produtiva, com informações que seguirão para Ourinhos para dar início aos estudos sobre os temas com os alunos. “A visita foi muito produtiva, é mais uma cidade que visitará o Museu pelo projeto Lugares de Aprender. É muito importante essa integração, pois as crianças e adolescentes que virão terão a oportunidade de ter contato com a paleontologia, com fósseis, conhecerão como são feitas as escavações, o que incentiva muito a pesquisa nas escolas”, disse Nava.

Logo após a visita ao Museu de Paleontologia a comitiva seguiu até a Galeria Municipal de Artes, onde acontece a Mostra Coletiva em homenagem ao mês da mulher “Elas pintam e colorem o mundo”. A Mostra é composta por  15 fotografias e  22 quadros que retratam o cotidiano, as dificuldades, a beleza, a luta pela emancipação e pelo fim da violência contra a mulher.

As telas são de Alessandra Piai, Ângela Caprioli, Bel Campos, Cinara Matioti, Haydeé Monteiro, Iara Almeida Feltrin, Luciany Góes, Regina Menezes, Sonia Lombardi, Taís Monteiro, Wânia Lombardi, Myrian Dalva Maricato Bertholdo, Maria Neusa Caruso Silva e fotografias de Cleide Ferreira, Lane Rodrigues, Letícia Rodrigues, Rosa de Toledo César e Wilza Mattos

Na ocasião a responsável pela Galeria Municipal de Artes, Daniela Bueno, apresentou aos educadores as fotografias, comentando sobre sua estética, filosofia., semiótica e a importância de se trabalhar a arte e educação. Já as telas foram apresentadas para os visitantes pela artista plástica – a qual participa da Mostra – Bel Campos. A artista comentou sobre o processo de criação das obras, sobre técnica e da importância de um local público como a Galeria para a democratização das artes plásticas.

LUGARES DE APRENDER
O projeto tem como objetivo promover o acesso de professores e alunos da rede pública estadual paulista de ensino a museus, centros, institutos de arte e cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo, e foi concebido em acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, observando as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – CENP.

0 comentários:

Postar um comentário