quinta-feira, 18 de abril de 2013

SALÃO DE ARTES


Abertura do 24 º Salão “Marília através de seus artistas” acontece neste sábado



A Secretaria Municipal da  Cultura por meio da Galeria Municipal de Artes, realizará, no dia 20 de abril de 2013, às 20h, na Galeria Municipal de Artes (situada na Rua XV de Novembro, 367), o 24º Edição do  Salão de Artes Plásticas “Marília, através de seus artistas”, o qual tem o  objetivo de incentivar produção de novas obras  e ampliar a  participação dos artistas nas exposições realizadas pela Galeria. O evento é aberto para toda a população e é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Life, e  também conta com apoio cultural Adega´s  - Supermercado Pão de Açúcar – Padaria Parati – Restaurante Mrs. Galles, Cervejaria Conti e Letramax.

Visando fomentar e difundir a cultura, resgatando a história da nossa cidade,  a Galeria Municipal de Arte buscou parceria com LIFE  e grandes curadoras de arte da capital do Estado de São Paulo para manter o formato Salão com concurso e premiações aos 3 primeiros lugares, nos seguintes valores: 1º - 700,00, 2º - 500,00 e 3º - 300,00.

A secretária Municipal da Cultura, Tais Vanessa Monteira, explica que é importante essa  parceria público-privado para difundir mais projetos e valorizar os artistas. A titular da pasta comenta ainda que o Salão Marília através dos seus Artistas é um evento tradicional na cidade e que visa resgatar nossa história pelo olhar artístico.

“ Eu mesma enquanto artista já participei do Salão “ Marília através dos seus artistas”. Para o artista é importante a premiação, ela é um grande incentivo. Quero destacar também que em nossa gestão vamos valorizar todas as expressões artísticas e agradecer a Life empresa patrocinadora oficial do evento e a todos os apoiadores da cultura”, destaca.

A Comissão Julgadora do Salão será composta pela Vereadora Sonia Tonin ( Comissão de Cultura e Educação da Câmara Municipal) Luiz Eduardo Dias( Diretor da empresa patrocinadora oficial do Salão) , Wilza Matos ( Comissão Organizadora dos  Registros Históricos da Câmara Municipal e da cidade de Marília) , Milena Deganuti (Conselho Municipal da Cultura e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico de Marília), Claudia C. Monteiro ( Curadora da Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul, Historiadora e Critica  de Arte) , Flávia Semini ( Atriz, Produtora Cultural, Critica e Historiadora da Arte) e Rita Carvajal ( Artista Plástica, Arteterapeuta,  Historiadora e Crítica  de Arte).

O julgamento das obras acontecerá às 10h da manhã do sábado (20) e segundo a curadora e membro da comissão julgadora, Flávia Semeni, entre os itens avaliados no Salão estarão técnica, criatividade, composição e inovação.

“É importante uma análise criteriosa, imparcial e técnica para que seja  valorizado todos os detalhes da obra. E o Salão busca incentivar os artistas de Marília, valorizando suas técnicas, inovação, composição  e criatividade”, explica Flávia.


A premiação do salão tem patrocínio oficial da Life SCM e segundo o diretor da empresa, Luís Eduardo Dias, apoiar os artistas deveria ser uma responsabilidade de toda a classe empresarial ‘Em cada trabalho é percebido um estilo marcado por fatos e tendências de nossa cidade. A cultura nos define enquanto marilienses e somos fruto da visão de mundo retratada pela sensibilidade de cada um deles e somos privilegiados por conviver em uma cidade que inspira e respira a cultura em todas as suas esferas’, diz.



A mostra estará em cartaz até o dia 20/05, aberto ao público de segunda à sexta, das 9h30 às 18h30 e no segundo sábado de cada mês das 14h às 18h. Entrada Franca.  Mais informações Galeria Municipal de Artes: 3432-3331.

Curadoria:

Claudia C. Monteiro Fermino é jornalista e pós-graduada em História e Crítica de Arte. Nos últimos anos realizou diversas exposições individuais e coletivas, das mais variadas linguagens, na Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul, na qual foi curadora por 3 anos e, também, em diversos espaços alternativos. Atua, ainda, como coordenadora de projetos multiculturais de grande porte.
Flávia Semini é Bacharel em Artes Cênicas e Licenciada em Educação Artística, Pós Graduada em História das Artes  pela Faculdade Paulista de Artes. Participou do Congresso de preservação de tecidos em museu, realizado em Washington– EUA. Atriz com experiência em TV, Cinema e Teatro. Realizou curadoria em diversas exposições, Crítica de Arte e atua em organização e produção de eventos culturais em São Paulo e em todo Brasil.
                                                                                                                                                           
Rita Carvajal é Formada em publicidade e licenciada em Arte pela Belas Artes, desde cedo iniciou-se na arte com ilustrações e seguiu se aperfeiçoando como artista plástica trabalhando com pintura, fotografia e colagem, expôs suas fotografias na pinacoteca de S.caetano, tem especialização em história da arte, teoria e critica, especialização em Arteterapia, em arte- reabilitação. Teve seu artigo e pesquisa cientifica publicados, intitulado: "a cor como expressão das emoções em um estudo de caso", pesquisadora da cor e do processo criativo não só em arte, mas do ser humano como um todo. Atualmente, trabalha com Inúmeros projetos em seu ateliê, em produção de salões, atua como arte-educadora, além de suas atividades como artista plástica. Também dá workshops de criatividade, arte mexicana e história da arte. 

0 comentários:

Postar um comentário