sexta-feira, 3 de maio de 2013

FOTOPOESIA


 Oficina trabalha conto de Guimarães Rosa neste Sábado



A fotografia é uma expressão artística que nos oferece diferentes interpretações e sentidos, assim como alguns textos. E o escritor João Guimarães Rosa tem este talento natural, de transformar seus textos em imagens fotográficas. E partindo da premissa de juntar imagens e palavras a Secretaria Municipal da Cultura oferece 20 vagas para oficina de “Fotopoesia – Guimarães Rosa- um olhar”, que acontece neste sábado (4), das 14h às 18h, na Galeria Municipal de Artes (Rua XV de Novembro, 367). As inscrições são gratuitas e podem ser feita a partir das 13h30 no dia do evento.

Esta é a segunda oficina de “Fotopoesia” oferecida pela Secretaria Municipal da Cultura em 2013, aprimeira homenageou a cidade de Marília, e aconteceu no dia 13 abril, também na sede da Galeria.

É importante ressaltar que a Oficina se desdobrará numa exposição, a partir do dia 07 de maio na Biblioteca Municipal. E segundo a Secretária Municipal da Cultura, Tais Vanessa Monteiro, é importante este desdobramento porque a fotografia dos alunos serão todas expostas, sendo um incentivo do município para que eles continuem se aventurando pela arte da fotografia, o qual é um mundo mágico.  

As idealizadoras do projeto Daniela Bueno e Luh Manfredinni comentam que a primeira edição da oficina as surpreendeu devido à procura de educadores pela atividade, e isso as impulsionou a realizar outro curso.

O texto da segunda edição da oficina foi escolhido pela pós-graduada em Língua Portuguesapela Unesp de Assis e servidora pública, Daniela Bueno,  e ela explica que o sertão na concepção de Rosa além de ser  a própria fotografia está na gente, ou melhor é a gente. “O legal de trabalhar um texto do Rosa é que ele proporciona a quebra do padrão, é uma estilística literária diferente cheia de neologismos, da linguagem coloquial, a qual funciona como obra de arte porque nos retrata enquanto seres humanos”, comenta a arte-educadora.

O conto aborda temáticas como: solidão, distância, loucura, angustia e compaixão. Uma obra riquíssima que propicia a possibilidade dos participantes transformarem os substantivos abstratos em concretos por meio de imagens.


SERVIÇO:

Galeria Municipal de Artes
Rua XV de Novembro, 367.
Oficina Gratuita.
Data: Sábado (4), das 14h às 18h.
Mais informações: 14-3432-3331.


0 comentários:

Postar um comentário