terça-feira, 28 de maio de 2013

VIRADA CULTURAL 2013


Virada Cultural Paulista agitou final de semana em Marília
Música, teatro, malabarismo, cinema, oficinas culturais, stand-up, dança e muita arte em 24horas

  





A 6ª edição da Virada Cultural Paulista aconteceu em Marília nos dias 25 e 26 de maio e movimentou o cenário cultural da cidade. A Virada é um evento do Governo de Estado de São Paulo em parceria com as prefeituras do interior, visando arte e entretenimento de qualidade para toda a população, ou seja, democratizar o acesso à cultura.


O evento aconteceu em um palco externo - montado na Praça Mário Cosentino, que fica na Avenida Sampaio Vidal esquina com a Rua Piratininga; no Auditório Municipal Octávio Lignelli (Piso superior da Biblioteca), na Avenida Sampaio Vidal, 245; na Sala Municipal de Projeção (Piso superior da Biblioteca) e na praça em frente ao Museu de Paleontologia.

No sábado a programação do palco externo contou com DJ Felipe Luz, Nuno Mindelis – um dos mais conceituados guitarristas de blues da atualidade, Bonsucesso Samba Clube, Cartola Branca e o rapper Emicida, que levou milhares de pessoas à avenida e cantou sucessos como ‘Dedo na Ferida’, que levou o público ao delírio.

Já no palco interno houve a apresentação de dança da Cia. Nós Lá em Casa com ‘Silêncio Prenhe’; Angoleiros do Sertão e o monólogo ‘Vincent Van Gogh’ com ao ator Alexandre Ferreira.

No domingo o palco externo recebeu DJ Felipe Luz, Filipe Catto, a Banda Mariliense Nuketreze, a performática Anelis Assumpção – filha de Itamar Assumpção, cantando reggae, dub, bossa nova; e Brendam Benson – multi-instrumentista e um dos pilares da música alternativa americana.


No palco interno: Teatro de Vínicius Piedade com ‘Cárcere’ e atrações infantis que foram outro destaque da Virada, com centenas de crianças prestigiando: Cia Giz de Cera com ‘Meio Dia Panela Vazia’, Grupo Elam com ‘Contos do Sítio’, Cia. De Malabarismos com ‘Malabarismo é música para os Olhos’ e contação de histórias da Cia. Corpus com ‘Senta que lá vem história...’.

A Sala Municipal de Projeção contou com uma programação especial para a Virada Cultural e exibiu filmes como ‘Sinfonia em Paris’, ‘O Exorcista’, entre outros, que agradaram muito o público devido aos títulos e horários de apresentação.

No domingo aconteceu também uma oficina de dança de rua, grafite e pintura em cerâmica com os dedos – com os arte educadores Sidnei Alves, Ricardo China e Davi Antiqueira, no Espaço Cultural.
O Museu de Paleontologia ficou aberto para visitação durante a Virada Cultural Paulista. Muitas pessoas visitaram o local em uma excelente oportunidade para ver os fósseis e conhecer as histórias sobre as escavações em Marília.

Para Taís Monteiro, Secretária Municipal da Cultura, o saldo da Virada Cultural 2013 foi muito positivo, com público recorde na maioria das atrações. Ela destaca ainda que as apresentações paralelas realizadas pela Secretaria e que contaram com ‘Contos do Sítio’, da Elam, ‘Senta que lá vem história...’ da Cia. Corpus e as Oficinas de Dança de Rua, Pintura em Cerâmica e Grafite agradaram muito.

 “As apresentações foram excelentes, diversificadas e atendeu todos os públicos da cidade. Milhares de pessoas lotaram a Avenida Sampaio Vidal durante os shows e compareceram em massa também nas apresentações do palco interno”, disse Taís.




0 comentários:

Postar um comentário