sexta-feira, 24 de maio de 2013

Virada Cultural 2013


Vinícius Piedade – Cárcere
(Teatro)
Dia 26 (Domingo) - 16h.
Local: Auditório Municipal "Prof. Octávio Lignelli" - Av. Sampaio Vidal, 245 (piso superior da Biblioteca Municipal)


O espetáculo solo de Vinícius Piedade apresenta uma semana na vida de um pianista que, estando no cárcere, será refém em uma rebelião iminente. Ele vive em ritmo de contagem regressiva, e suas expectativas, impressões, lembranças, reflexões e sensações são expressas por ele em um diário, que inicia em uma segunda-feira e termina quando estoura a rebelião, um domingo.
Duração: 55 minutos.
Classificação indicativa: 12 anos.




Autor, diretor e ator do espetáculo solo “CARTA DE UM PIRATA” que percorre todo país desde 2003 e que continua em repertório.

Diretor e ator dos espetáculos “CÁRCERE” que conta com texto de Saulo Ribeiro e ”INDIZÍVEL” que conta com texto de Aline Yasmin, ambos com Direção Musical de Manuel Pessôa, que estrearam juntos em fevereiro de 2008 no Centro Cultural São Paulo e que estão em repertório.



A busca mais urgente de Vinícius Piedade com seus solos CARTA DE UM PIRATA, CÁRCERE e INDIZÍVEL é chegar ao público onde quer que ele esteja. Com a peça CARTA DE UM PIRATA, a mais antiga do repertório, Vinícius efetua as teorias de que a essência do teatro é o encontro do ator com o público. Foram feitas mais de 250 apresentações nos locais mais diversos possíveis, desde um grande teatro municipal com toda estrutura de som e luz, a um teatro improvisado na floresta amazônica; desde um auditório de uma grande universidade a um páteo de uma penitenciária no momento de banho de sol; desde uma turnê pelos sesc´s do Rio de Janeiro a uma turnê independente pelo interior de Rondônia.

Ecoar o grito dos personagens para as mais diversas platéias, utilizando vários estilos teatrais, condensados num modo particular de interpretação; do humor escrachado aos movimentos inspirados na dança contemporânea. Da improvisação livre a uma cena com movimentos precisos de mímica. A busca é levar o público a navegar nas peças como co-autores do acontecimento teatral.

Então nessa mistura de amor e fúria, as peças se constroem no espaço vazio e sobretudo na imaginação do espectador.

Vinícius Piedade também é autor e diretor do espetáculo DIAS DE ANESTESIA estreado em outubro de 2006 em São Paulo. Esse espetáculo fará reestréia com novo elenco no início de 2009.

Autor do livro de contos “Trabalhadores de Domingo” publicado em Março de 2003.
Autor do livro de contos “Essas Moças Que Me Causam Vertigens” publicado em Fevereiro de 2007.
Autor do livro ”Cárcere” em parceria com Saulo Ribeiro contento o texto integral da peça (além de fotos) publicado em novembro de 2009.
Atuou com performances teatrais em shows da trupe O TEATRO MÁGICO em várias cidades do país.

Estudou  com Antônio Abujamra, Gianni Ratto, Denise Stoklos, Luís Louis, Hugo Rodas, Eduardo Coutinho, Luís Fuganti, Caio Ferraz, Ricardo Napoleão.
Estudou “Teatro do Oprimido” com Armínio Mendes e “Teatro de Letras” com Telma Vieira.
Em parceria com o grupo Teatro de Letras, realizou “Florbela Espanca” e “Manifesto Liberdade”.

Criou e desenvolveu as performances teatrais ”Vitamina de banana” e “A vida como ela é”.
Escreveu, dirigiu e atuou nas peças “Tudo Gira em Torno de uma Segunda-feira de Manhã” e “B&B- Beethoven e Bonaparte”.

Participou do projeto “Teatro Jornal” desenvolvendo cenas a partir de notícias de jornal (ramificação do Teatro do Oprimido de Augusto Boal), apresentando cenas em diversos contextos.

Ministrou oficinas no projeto DRAMATURGIA do SESC nacional em abril de 2007.

Foi assistente dedireção de Luís Tadeu Teixeira no espetáculo“Um forte Cheiro á Maça”, estreado em julho de 2007 em Vitória-ES.

Em 2010 iniciou sua primeira turnê internacional.


0 comentários:

Postar um comentário