quarta-feira, 22 de maio de 2013

Virada Cultural 2013

Angoleiros do Sertão 
(Cultura popular)
Dia 25 (Sábado) - 20h
Local: em frente à Biblioteca Municipal de Marília (Centro Cultural).

Grupo de grande representação artística e cultural no Estado de São Paulo. Dentre as atrações desenvolvidas, destacam-se o samba de roda e a capoeira de Angola, duas manifestações afrobrasileiras que cultivam a tradição. Quando Os Angoleiros vão para a rua, festa, alegria e arte se juntam em uma mesma energia.
Duração: 50 minutos.
Classificação indicativa: livre.



A Escola de Capoeira “Os Angoleiros do Sertão” foi criada em Feira de Santana/Bahia na década de 1980 pelo mestre Claudio Costa. Com o passar dos anos a Escola expandiu seus trabalhos para a interior de São Paulo, organizando núcleos nas cidades de Bauru, Rancharia e Paraguaçu Paulista. Atualmente existem núcleos da Escola de Capoeira “Os Angoleiros do Sertão” em outras cidades, dentre elas Assis, Maracaí, Martinópolis, João Ramalho, Presidente Prudente e Marília. Já atuou fora do país, como na Escócia e atualmente mantém um núcleo na cidade de Helsinki, capital da Finlândia.

Para “Os Angoleiros do Sertão” a Capoeira Angola é importante por incentivar a busca e a valorização da cultura afro-brasileira – seja por meio de sua filosofia, história, expressão rítmica, corporal, dentre outras maneiras que ela se manifesta – que são fundamentadas no desenrolar da roda de capoeira, possibilitando àqueles que se interessam por essa cultura, uma forma de identificação dentro de seu grupos, e o gerar da descoberta de valores.

E, é com base nestes fundamentos que a Escola de Capoeira “Os Angoleiros do Sertão” tem desenvolvido suas atividades em Marília.



0 comentários:

Postar um comentário