segunda-feira, 20 de maio de 2013

VISITA CULTURAL


Galeria Municipal de Artes recebeu jovens do HEM



Na manhã dessa quinta-feira (16), a Galeria Municipal de Artes, recebeu a visita de 10 adolescentes internos no Hospital Espírita de Marília (HEM), acompanhados da psicóloga Iotti Teixeira e da terapeuta ocupacional, Juliana Fanti.

O grupo conheceu as obras do grande artista  mariliense Braz Alécio. E também tiveram a oportunidade de conhecer a exposição “ Marília através dos seus artistas”, onde os artistas retrataram seus sentimentos por nossa cidade. Logo após a visita, os garotos participaram de uma oficina de Desenho e Memórias ministrada pelas servidoras: Daniela Bueno e Vera Claro. Os garotos desenharam o que lembrava a cidade de Marília, assim também se colocando no lugar dos artistas, e expressando suas emoções pela cidade. As obras dos garotos produzidas na Galeria Municipal de Artes serão expostas no HEM.

Segundo a psicóloga do HEM, Iotti Teixeira, este tipo de visita cultural é importante porque abre perspectiva de um futuro melhor para os jovens, pois para a psicóloga ninguém sai de uma exposição de artes da mesma maneira que entrou, pois algo se modifica dentro de nós a cada obra apreciada.

“ Trazer os jovens para conhecer uma Galeria Municipal de Artes é fundamental para a formação deles, pois  a arte promove mudanças e um olhar mais sensível de mundo. Gostei muito também da oficina de desenho ministrada pela Daniela e Vera,  porque resgatou a realidade dos garotos  e a partir disso uma perspectiva de futuro ainda não conjugada”, comenta Iotti.

A Terapeuta Ocupacional, Juliana Fanti, explica que é importante trabalhar as habilidades dos adolescentes, buscando revelar novos talentos e potencializa-los.

“ O legal da oficina de desenho foi que ela procurou trabalhar as habilidades dos meninos, seus talentos. E este descobrimento de si mesmo, auxilia-os a reconstruírem um plano de vida”, diz Juliana.

Ressaltando que este é apenas o inicio da parceria da Secretaria Municipal da Cultura com o HEM, no próximo dia 10 de maio acontecerá uma oficina de fotopoesia no hospital.

Para a secretária Municipal da Cultura, Tais Vanessa Monteiro, este tipo de visita dirigida, além de democratizar o acesso, no caso em questão, das artes plásticas, também trabalha por meio da arte-educação um resgate de valores para esses jovens. E a Secretaria Municipal de Cultura está aberta para todas as atividades que incluem pessoas e que formam cidadãos, deste modo construindo uma sociedade mais justa e igualitária.

A Galeria Municipal de Artes (Rua XV de Novembro, 367) está aberta para visitação de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h30. Entrada Gratuita. Mais informações pelo telefone: 3432-3331.

0 comentários:

Postar um comentário