quinta-feira, 13 de junho de 2013

10º SALÃO DE ARTES


Secretaria da Cultura inicia preparativos para 10º Salão de Arte Contemporânea

Evento irá acontecer entre 26 de setembro e 11 de outubro no Marília Shopping





O Salão de Arte é um evento tradicional em nosso município, que obteve grande sucesso, especialmente na década de 80, com representação de várias Regiões Administrativas, diferentes Estados, numa eloqüente demonstração de sua importância no calendário cultural de Marília.

Trata-se de um evento destinado a reunir, catalogar e expor obras de artistas marilienses, regionais, nacionais e estrangeiros e tem o objetivo de valorizar a arte como expressão da cultura, oferecendo oportunidades aos artistas de difundir, revelar e comercializar seus trabalhos.
Com a participação de Secretários de Estado da Cultura, consagrados artistas e inscrição de centenas de obras concorrendo aos prêmios, além de programações paralelas, o Salão sempre trouxe grande movimentação na cidade.

Após 22 anos de lacuna na realização dos Salões de Arte no município, com o incentivo da mariliense e à época, presidente da ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte, Elvira Vernaschi, em 2007, a Secretaria Municipal da Cultura retomou com a 7ª versão, criado através da lei 6.613/77. Em 2009, foi realizado o 8º Salão e em 2011, o 9º, todos no Marília Shopping e  em caráter bienal com  grande êxito.

Este ano a 10ª versão acontecerá entre os dias 26 de setembro a 11 de outubro e deverá ter algumas novidades e alterações, tudo com o objetivo de melhorar ainda mais o projeto. É esperado um público rotativo de 2 a 3 mil pessoas.

A pedido da Secretária da Cultura Taís Monteiro, foi contratada pela Prefeitura - especialmente para este evento - a ativista cultural Denise Campos Justino, que possui um grande knowhow na área, pois com apoio técnico de críticos de arte, curadores e artistas, figurou como Organizadora Oficial nos 3 últimos Salões, o que lhe proporcionou experiência e excelentes parcerias com patrocinadores e apoiadores.

Já estão sendo feitos contatos com grandes empresas que começaram em Marilia e que participaram dos Salões anteriores, solicitando valores a serem destinados para Premiação Ouro, Prata e Bronze, Prêmio-Aquisição, além de menções Honrosas e outros, conforme consta no regulamento, já foram feitos.

Quando as parcerias para o evento forem fechadas, serão disponibilizados em diversos sites e publicados no Diário Oficial da Imprensa o regulamento já parcialmente pronto que aguarda apenas os valores de premiação e as fichas de inscrições, com uma novidade, serão gratuitas visando uma maior participação dos artistas e fotógrafos.

Na última terça-feira, dia 4, a Secretária Taís Monteiro e  Denise Campos, participaram de uma reunião com representantes do Marília Shopping, onde apresentaram a proposta solicitando a cessão da Praça de Eventos, Estrutura de painéis expositores, fechamentos laterais, iluminação e segurança além da Divulgação na mídia local, proposta esta aprovada junto aos lojistas.

Além deste grande parceiro, a Oficina Cultural Tarsila do Amaral já confirmou participação com a realização de um workshop como incentivo aos artistas inscritos, que deverá acontecer no Auditório Octávio Lignelli no dia 19 de setembro, data que coincide com a II Seleção para premiação.

A Secretária e a ativista cultural visitaram também o ATM – Atendimento Técnico aos Municípios da Secretaria de Estado da Cultura onde buscaram apoio para o pagamento do prolabore dos jurados da Comissão julgadora, que deverão ser todos de São Paulo.

Um comentário:

  1. A pedido dos artistas plásticos e fotógrafos, a novidade deste 10º Salão é a gratuidade das inscrições. Estamos fazendo contatos com importantes parceiros dos outros salões e com outros novos possíveis apoiadores, tudo com o objetivo de proporcionar atrativa premiação, divulgação e fantástico espaço expositivoo que sem dúvida aumentará substancialmente o interesse na participação. Um excelente Salão para Marilia!!!! Denise Campos Justino

    ResponderExcluir