quarta-feira, 19 de junho de 2013

CONFERÊNCIA MUNICIPAL


            3ª Conferência Municipal de Cultura acontecerá em julho

 



A realização de duas pré-conferências dará inicio ao processo para a realização da III Conferência Municipal de Cultura, que acontecerá no dia 06 de julho, no auditório Octávio Lignelli. A organização do evento é realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Conselho Municipal da Cultura.

A primeira pré-conferência será realizada nesta quinta-feira (20), às 10h, com os músicos, na Atmosfera musical Instrumentos que fica na Rua São Luiz 1214. Já a segunda será no dia 28 de junho, às 18h, com os artistas plásticos e fotógrafos e acontecerá na Galeria de Artes (Rua XV de Novembro, 367). Lembrando que as conferências visam discutir, avaliar e elaborar políticas públicas culturais para a cidade de Marília.

As pré-conferências, apesar de setoriais, são abertas a toda a comunidade, sem necessidade de inscrição previa e pretende reunir artistas, produtores culturais, ativistas, poder púbico e sociedade civil para discutir políticas culturais, levantar propostas que serão apresentadas na conferencia municipal da cultura que acontece no mês de julho. Além do debate fortalecer a discussão do Plano Municipal de Cultura.

A comissão organizadora da Conferência é formada por membros da Secretaria Municipal da Cultura e Poder Público (Daniela Bueno, Eliana Moreno, Ivone Silva e Sonia Tonin) e por membros do Conselho Municipal da Cultura ( Higor Liberali, Luca Bernar, Luciano Cruz e Marcio Martins).

A secretária municipal da Cultura, Tais Vanessa Monteiro, comenta que as pré-conferencias são espaços importantes para democratizar as discussões, ampliar a participação cidadã e levantar as demandas da classe artística por setor, antes da Conferência Municipal. È uma forma de tornar o debate mais democrático, onde todos terão voz para expressar seus anseios e avaliar a produção cultural.

É importante destacar que a III Conferência Municipal da Cultura será realizada no dia 6 de julho e segue a portaria do Ministério da Cultura, que tem como tema "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura" que será desdobrado em debates sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura em todo o país, sobre a produção simbólica e diversidade cultural, sobre a cidadania e direitos culturais, e sobre Cultura e desenvolvimento econômico, dentre outros.

O Ministério da Cultura convocou para o período de 26 a 29 de  novembro de 2013 a 3ª Conferência Nacional de Cultura  (CNC). A plenária final se realizará em  Brasília e reunirá representantes da sociedade civil escolhidos nas conferências municipais e estaduais, além de membros do governo.

Os interessados em obter mais informes sobre a Conferência Municipal da Cultura podem entrar em contato com a comissão organizadora pelo telefone 14-3432-3331. 



Foto1: Taís Monteiro com o Secretário de Estado da Cultura Marcelo Mattos Araújo

Foto2: Taís Monteiro e Denise Campos com Bárbara Rodarte, Assessora de Gabinete da Secretaria de Estado da Cultura - convidada para participar da Conferência

0 comentários:

Postar um comentário