quarta-feira, 3 de julho de 2013

SABOR DE SÃO PAULO


Festival Gastronômico teve mariliense como finalista na Capital Paulista




Aconteceu no último final de semana, dias 29 e 30, no Parque da Água Branca – cidade de São Paulo, a última etapa do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo que percorreu todo Estado em um resgate cultural das raízes regionais e contou com um prato mariliense entre os finalistas: Galinhada na panela – de autoria do Cupim Bar e Restaurante.
O evento contou também com um espaço para exposição das cidades do Estado de São Paulo, onde Marília teve um estande em que o Museu de Paleontologia, por meio de seu Coordenador Willian Nava, pôde fazer a divulgação dos trabalhos com distribuição de folders, ímãs do Titanossauro e roteiro turístico de Marília. Neste mesmo estande houve exposição dos artesanatos produzidos pelos voluntários do GAACH (Grupo de Apoio a Crianças com Câncer e Hemopatias).
A Secretária da Cultura de Marília, Taís Monteiro, a convite do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo Ivan Evangelista, esteve no Festival com uma comitiva da Secretaria da Cultura e conferiu de perto o sucesso do prato mariliense. A Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Almeida, também esteve no evento, acompanhada da esposa do vive-prefeito, Teresinha Lopes e das voluntárias do Fundo.
“É muito importante a parceria entre as secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico e Turismo, pois em um evento tão grandioso quanto este, tivemos a oportunidade de divulgar um pouco da nossa cultura, mais especificamente o Museu de Paleontologia, que é um grande atrativo para os turistas. A fila para degustar a galinhada mariliense estava imensa, foram mil porções feitas, um grande sucesso. Parabéns aos finalistas que irão compor um Guia Gastronômico com as receitas vencedoras”, disse Taís.
No evento o público pôde degustar os 30 melhores pratos da culinária paulista. Assim, mais de 35 mil pessoas tiveram a oportunidade de experimentar a autêntica comida paulista, que culminou com longas filas atraídas pelo aroma. As opções, a preços populares, facilitaram o acesso do público neste processo de uma prazerosa degustação em que o Estado de São Paulo mostrou realmente sua ‘cara’ gastronômica.
O resultado desta ação da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a Revista Prazeres da Mesa e apoio do Senac, confirmou a importância do setor , que é um dos mais relevantes da atividade turística do Estado.“Acreditamos na gastronomia como indutora de desenvolvimento econômico e social”, ressaltou o titular da Pasta do Turismo, Cláudio Valverde, que sempre apostou neste trabalho envolvendo a força da gastronomia paulista na cadeia produtiva do turismo.
Valverde revelou que, como consequência do Sabor de SP, a Secretaria já está executando um Guia Turístico Gastronômico com as 60 receitas que estiveram na disputa durante o Festival. “Esta interessante forma de fazer turismo” – ressalta – “também está gerando um livro de capa dura com as 30 receitas classificadas, além da valorização dos respectivos destinos”.
E como os números são sempre incontestáveis num processo, as 28.700 porções consumidas durante os dois dias do evento ratificaram o êxito do Sabor de SP que contou com a famosa culinarista “Palmirinha”, madrinha da ação. O cenário geral passou pela abundância de quantidades consumidas pelos visitantes. Exemplos: 900 porções de Fundo de Alcachofra Gratinado aos Três Queijos, de Piedade; 1400 porções de Cuscuz de Frutos do Mar, de Ubatuba; 2400 porções de Baronesa de Bragança, de Bragança Paulista; 1000 porções de Galinhada na Panela, de Marília e 1200 porções do Manjar de Amora, de Duartina.
Para completar esta festa popular, algumas apresentações musicais entusiasmaram o grande público: no sábado, a Orquestra do Samba, do maestro João Bonanno  e o intérprete Jair Rodrigues. Já no domingo, o som ficou por conta da Big Band de Caraguatatuba, e do conjunto musical Demônios da Garoa.

0 comentários:

Postar um comentário