quinta-feira, 8 de agosto de 2013

3ª Conferência de Cultura


3ª Conferência Municipal de Cultura acontece no sábado  




Acontece neste sábado (10), a partir das 8h, no Auditório Octávio Lignelli( Avenida Sampaio Vidal, 245 – piso superior da Biblioteca Municipal),  a III Conferência Municipal de Cultura, a qual segue a portaria do Ministério da Cultura, que tem como tema "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura" que será desdobrado em debates sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura em todo o país, sobre a produção simbólica e diversidade cultural, sobre a cidadania e direitos culturais, e sobre Cultura e desenvolvimento econômico, dentre outros.

O evento é aberto para toda a população e a secretária municipal da Cultura, Tais Vanessa Monteiro, comenta que é fundamental que artistas, autoridades, ativistas culturais e a sociedade civil participem dos debates sobre políticas culturais para o município.

“Marília já atende os pré-requisitos para aderir ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). E nós vamos aderir ao SNC, por isso a importância de um amplo debate durante a Conferência, o qual trará  propostas que refletem o anseio da maioria da população em relação ao nosso contexto cultural para a construção do nosso Plano Municipal de Cultura, este que será realizado junto com o Conselho Municipal de Cultura. Por isso reafirmo que é importante a participação de todos os marilienses nessa conferência. Fica o convite para toda a população e para a classe artística”, diz a titular da pasta.

A inscrição para participação na Conferência é gratuita e acontecerá no local do evento, das 8h às 9h. Ressaltando que haverá uma palestra com o representante da Secretaria do Estado da Cultura Jamil e  que durante a Conferência os participantes serão divididos em grupos para discutir os eixos e subeixos temáticos propostos pelo Sistema  Nacional de Cultura.São eles: Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento. E logo após as discussões serão geradas propostas e ações que nortearam o Plano Municipal de Cultura da cidade, além de eleger delegados que representaram Marília na Conferência Estadual de Cultura na capital do Estado.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e do Conselho Municipal da Cultura. A comissão organizadora da Conferência é formada por membros do Poder Público (Daniela Bueno, Eliana Moreno, Ivone Silva e Sonia Tonin) e por membros do Conselho Municipal da Cultura ( Higor Liberali, Luca Bernar, Luciano Cruz e Marcio Martins).

PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA
   
Data: 10 de Agosto de 2013           
Horário: 08h às 17h30
Local: Auditório Otavio Ligneli (prédio da Biblioteca Municipal)

 Manhã  08h às 09h – credenciamento/coffee Break
09h às 09h30 - Abertura Oficial com apresentação do Hino Nacional por Yuri Campagnoli
                 9h30 às 10h – Leitura a aprovação do Regimento   Interno
                 10h às 11h30 - Palestra “Por Uma Politica de Estado para a Cultura” - Jamil Scatena (Representante da  Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo) 11h30 às 12h30 – Divisão dos participantes para debate por eixos temáticos (apresentação dos Eixos: Produção Simbólica, Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e desenvolvimento econômico)
12h30 – Encerramento com o cantor Yuri Campagnoli / Pausa para Almoço

Tarde
   
                 13h30 às 15h - Debate e Elaboração de propostas por Eixo Temático e eleição prévia dos Delegados.15h às 15h30 - Coffee Break 
                 15h30 às 17h30 – Plenária Final
17h30 - Encerramento com apresentação cultural do Grupo Fogonellas.


  Noite  20h - Show: Contos Instrumentais - com Ricardo Matsuda e Patrícia Gatti (Entrada gratuita).



*** Na foto: Representantes do Conselho Municipal de Cultura: Higor
Liberali, Márcio Martins, Luciano Cruz, com a Secretária Municipal da Cultura
Taís Monteiro, a servidora Daniela Bueno, Ivone Silva e o consultor da Unesco/
Ministério da Cultura Heitor Galdenci Júnior
 

0 comentários:

Postar um comentário