segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Democracia e Cultura

Conferência de Cultura reuniu 127 pessoas nesse sábado



Em clima democrático e com a participação de 127 pessoas foi realizada no último sábado (10), a III Conferência Municipal de Cultura de Marília organizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Conselho Municipal de Cultura.

O evento teve como objetivo, além de cumprir a agenda nacional, debater com artistas, ativistas culturais e sociedade civil, políticas públicas de cultura para nortear a construção do Plano Municipal de Cultura. O tema do evento deste ano foi "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura".

A comissão organizadora da III Conferência Municipal da Cultura foi composta por 4 membros do poder público: Daniela Bueno, Eliana Moreno, Ivone Silva e Sonia Tonin; e quatro representantes da sociedade civil: Higor Liberali, Luca Bernar, Luciano Cruz e Márcio Martins.
Participaram da solenidade oficial de abertura, os vereadores: Cícero da Silva, José Expedito Capacete, Sonia Tonin, José Baciga e Samuel da Farmácia; a secretária municipal da Cultura, Taís Vanessa Monteiro, o secretário municipal de Cultura de Vera Cruz, Marcelo Franco, a secretária municipal de Cultura de Oscar Bressane, Leila da Silva  e o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Márcio Martins. O músico Yuri Campagnoli se apresentou cantando o hino nacional e a música Aquarela- letra de Vinicius de Morais.

No inicio da Conferência foi lido e aprovado o Regimento Interno da mesma, logo após, houve uma explanação, pelos membros da comissão organizadora: Daniela Bueno, Luciano Cruz e Higor Liberali, sobre o Sistema Nacional de Cultura e a leitura do texto base, apresentando os quatro eixos temáticos de debate (Eixo 01: Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Eixo 02: Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Eixo 03: Cidadania e Direitos Culturais e Eixo 04: Cultura e Desenvolvimento), da Conferência Nacional. Terminada a palestra, foi aberto um debate para questionamentos e compuseram a mesa para responder as indagações do público: Márcio Martins ( presidente do Conselho); Sonia Tonin ( Vereadora), Tais Vanessa Monteiro ( secretária municipal da Cultura), Daniela Bueno, Luciano Cruz e Higor Liberali ( membros da Comissão Organizadora).

Já no período da tarde, os participantes se dividiram pelos eixos temáticos para discussões das propostas. O eixo 01 foi coordenado pelo ex-secretário municipal da Cultura, André Gomes, o eixo 02 pela servidora pública e membro da Comissão Organizadora, Daniela Bueno, o Eixo 03 pelo artista e membro da Comissão organizadora Higor Liberali e pela Bibliotecária, fotógrafa e membro da Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal, Wilza Matos, o último eixo foi coordenado pelo presidente do Clube de Cinema Alexandre Cerqueira Cesar. As propostas dos grupos foram lidas aprovadas em plenária e serão encaminhadas para Secretaria Municipal da Cultura.

Na ultima fase do evento foram eleitos os  6 delegados para  representar a cidade na fase Estadual da Conferência, a distribuição ficou da seguinte maneira: 2 delegados representando o poder público, sendo indicadas as servidoras públicas de carreira: Daniela Bueno (também Conselheira Municipal de Cultura) e Eliana Moreno; e os eleitos por voto aberto em plenária foram os seguintes participantes: Luciano Cruz ( Ativista Cultural e Secretário do Conselho Municipal da Cultura), André Gomes( Ativista Cultural e presidente do PcdoB de Marília),  Karen Rodrigues (Representante da UJS – União da Juventude Socialista), Márcio Martins ( Artista, Arte-educador e Presidente do Conselho Municipal da Cultura), ficaram como suplentes:  Rafael Botaro ( Ativista Cultural e Professor), Johnny  Souza ( Representante do Movimento Hip Hop),  Edvaldo Pereira ( Representante de Cultura Popular – Capoeira) e Fábio Santana ( Músico e Ativista Cultural). A secretária municipal da Cultura, Tais Vanessa Monteiro, pelo regimento nacional, é delegada nata.

Para a secretária municipal da Cultura, Taís Vanessa Monteiro, os processos de conferência são ações democráticas que integram os poder público e a sociedade civil.

“São das Conferências que saem as demandas e o desejo da sociedade civil a respeitos das políticas culturais, isso é fundamental para o processo democrático. Nesta edição da conferência cumprimos a agenda nacional também para nos integrar ao Sistema Nacional da Cultura (SNC). Lembrando que quando pensamos em SNC, entendemos que seu maior desafio é o de assegurar a continuidade de políticas públicas para a cultura, por isso também a importância de se construir um Plano Municipal de Cultura Decenal. Por exemplo, quando assumi a Secretaria, o Projeto “Teatro da Cidade” estava sem funcionar, sabendo da demanda e da importância do projeto resgatamos e demos continuidade a ele. Pois projetos bons devem estar acima de gestão. E agora aderindo ao SNC e  construindo o Plano Municipal de Cultura junto com o Conselho Municipal de Cultura e com a Sociedade Civil pensaremos cultura por 10 anos”, explica a titular da pasta.

A vereadora e membro da Comissão de Cultura e Educação da Câmara Municipal de Marília, Sonia Tonin, comenta que a implantação do Plano Municipal de Cultura é garantia de participação da sociedade na construção de políticas públicas atendendo as demandas do contexto cultural local.

“A discussões sobre ações e políticas públicas culturais serão realizadas com a sociedade civil e o poder legislativo tem função fundamental nesta etapa do processo, pois é na Casa de Leis que ocorrerão as discussões e serão aprovadas as ações para a Construção do Plano Decenal de Cultura do Município. Lembrando que o Plano é de iniciativa do executivo, mas o processo passa por debate e aprovação na Câmara Municipal. Isto é importante para o fomento e a democratização das atividades culturais do município”, finaliza. 

0 comentários:

Postar um comentário