quarta-feira, 21 de agosto de 2013

SALÃO DE ARTE


Secretaria da Cultura comemora sucesso nas inscrições para o  10º Salão de Arte
                 




Foi encerrado nessa terça-feira, 20, o prazo de inscrições para o 10º Salão de Arte Contemporânea de Marília. No 7º Salão o número total de inscritos foi de 59, no 8º 47, no 9º 80 e neste Salão, a Secretaria comemora as 136 inscrições.

Fazendo um balanço das inscrições e perfil dos artistas, a maioria é de outros municípios outros estados como: São Paulo, Santos, Garça, Duartina, Arujá, São José do Rio Preto, Sorocaba, Itatiba, Brasília DF, Bauru, Guarulhos, Belo Horizonte-MG, Curritiba PR, Rio de Janeiro RJ, São José dos Campos, Embu das Artes, Tatuí, Pres. Prudente, Piracicaba, Yhnumas GO, Jaboticabal, Niterói RJ, Uberlândia MG, Fernandópolis, Bariri, Montes Claros MG, Valinhos, Juiz de Fora, entre outras.

Das 135 inscrições, 62 são em pintura, 06 em escultura, 14 em desenho, 06 em gravura, 05 em novas mídias, 08 em instalação e 35 em fotografia. Na linguagem de performance não houve inscrições.

Segundo a Secretária de Cultura, Tais Vanessa Monteiro o número de inscrições demonstra a credibilidade do Salão e do trabalho desenvolvido. “Este sucesso é resultado de um excelente trabalho de divulgação através de cartazes, envio de fichas de inscrições e regulamentos para os Ateliês de Marília, para os artistas que participaram dos outros Salões, a inclusão do Salão em importantes sites como Mapa das Artes e Portal Art Club, a imprensa local, a divulgação no Jornal Sem Fronteiras do Rio de Janeiro e desta vez contamos muito com as redes sociais”, disse a titular da pasta.

Denise Campos Justino, ativista cultural e organizadora dos salões de Marília também ficou muito satisfeita com as inscrições. “O que nos chama atenção é o alcance da divulgação. Para este Salão até uma brasileira residente no Canadá me ligou para esclarecer algumas dúvidas sobre sua participação e afirmou que se os trabalhos forem selecionados ela faz questão de enviar as obras daquele país via Correios, o que para nós é um orgulho”, disse.

Findo o período de inscrições, a Comissão Organizadora seguiu nesta quarta-feira (21) para São Paulo com o material e relação de inscritos para que os Jurados possam realizar seu trabalho da I Fase de Seleção que será numa sala do Museu da Língua Portuguesa, e tão logo saia os resultados, os inscritos serão comunicados sobre a seleção ou não das obras (até o dia 29) os quais deverão providenciar o envio ou entrega no período de 02 a15/09 para a II Fase de Seleção para Premiação e exposição.

Lembrando que todos os inscritos, independente de ter as obras selecionadas ou não, terão direito de participar do workshop CONFERÊNCIA: PILARES DA MODERNIDADE – IMPULSOS INICIAIS DA ARTE CONTEMPORÂNEA, com Romildo Sant’Anna, no dia 19/09, quinta-feira, das 14h30 às 17h30, no Auditório Municipal “Prof. Octávio Lignelli“, com o apoio cultural da Oficina Tarsila do Amaral.
Denise informa que outras providências há meses têm sido tomadas, como os detalhes do espaço expositivo no Marília Shopping, o catálogo dos selecionados e premiados, a Sala Especial, a Mostra Paralela, entre outras.

Na Sala Especial é tradição, em cada Salão, homenagear os artistas selecionados e premiados no Salão anterior cedendo este espaço para mostrar um pouco mais de sua arte. Serão eles: o mariliense Guilherme Brambilla, Prêmio Ouro, Lilian Arbex e Prêmio Prata, Talita Caselato, de São Paulo e Prêmio Bronze, Cláudia Ferreira Cabral, Prêmio Aquisição, de São José do Rio Preto.

Este ano a Mostra Paralela “Contemporâneos de Marília” se realizará no novo espaço do Estoril Hotel, o mais recente parceiro, com abertura no dia 12/09, às 20h30 e o público terá oportunidade de ver obras de André Jundi, Fabio Robal e Nael Campos.

A abertura do Salão será no dia 19 de setembro, às 20h30 e deverá contar com a presença dos artistas ou fotógrafos premiados, artistas de Marília e região, participantes ou não do Salão, autoridades, funcionários da Secretaria Municipal da Cultura e visitantes. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria da Cultura, pelo telefone 3402-6600.


1ª ETAPA
Inscrições
01/07 a 20/08/13
I Fase de seleção pela Comissão Julgadora
22 e 23/08/13 – São Paulo
Divulgação dos resultados
26 a 29/08/13

2ª ETAPA
Recebimento das obras
02 a 15/09/13
Montagem da exposição
17 a 19/09/13
II Fase de seleção para premiação
17/09/13
Abertura da exposição
19/09/13
Visitação
20/09 a 05/10/13
Devolução das obras não selecionadas
20/09 a 04/10/13
Desmontagem da exposição
06 e 07/10/13
Retirada das obras
07 a 31/10/13

** Na foto: "Eufótica"- obra de Kellen Traynor, do Canadá, inscrita na categoria Pintura

0 comentários:

Postar um comentário