sexta-feira, 23 de agosto de 2013

TEATRO


Cia. Les Commediens Tropicales circula o espetáculo (ver[ ]ter)
em 4 cidades na região de Marília




Acontece nessa segunda-feira, 26, às 12h, o espetáculo gratuito (ver[]ter) da Cia. Les Commediens Tropicales, na praça Higashi Hiroshima – Avenida das Esmeraldas, ao lado da Emdurb. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura.  Além de Marília, as cidades Pompéia, Penápolis e Garça também receberão o espetáculo.

Após participar do FIT Rio Preto e Mostra Sesc de Artes, a criação cênica da Cia. Les Commediens Tropicales inspirada no artista britânico Banksy, criada em 2011, irá circular por 16 cidades do interior de São Paulo, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura), e apresenta 14 cenas criadas coletivamente pelo grupo e artistas convidados.

Após ocupar o Centro Cultural São Paulo durante dois meses de 2011, a obra circulou em 2012 pelo interior de São Paulo por meio do projeto Circuito Sesc de Artes e Cultural Livre SP (Sec. Cultura do Estado) e se apresentou nos FIT Rio Preto, Festival BaixoCentro, FENTEPP e abriu a Mostra Sesc de Artes.

Sem fábula aparente e sem conexão direta entre as cenas, (ver[ ]ter) tem caráter intervencionista. Os sete atores e dois músicos compartilham com os espectadores novos olhares sobre as possibilidades de criar sentidos em velhas histórias e imagens, colocando-os na condição de co-autores de uma história coletiva e própria. Invadindo as principais praças públicas das cidades, (ver[ ]ter) terá mudanças significativas entre os dias de apresentação, de modo a provocar o público habituado a freqüentar essas praças.

Sem nenhuma palavra dita, o espaço é invadido por sons, imagens, danças, flashmobs e ações inspiradas no artista britânico, Banksy e na visão dos artistas convidados para este trabalho. (ver[ ]ter) dialoga com as imagens silenciosas expostas em excesso no cotidiano de uma metrópole, mesclando diversas linguagens artísticas, como o grafite, a vídeoarte, a performance arte, o teatro, a dança, a música e as artes plásticas.

CIA. LES COMMEDIENS TROPICALES

A Cia. Les Commediens Tropicales é oriunda do Curso de Artes Cênicas da UNICAMP, e hoje conta com seis atores e diversos artistas convidados.Sua primeira formação se deu em 2003 em que criou o elogiado espetáculo Terror e Miséria no III Reich, de Bertolt Brecht, dirigido por Marcelo Lazzaratto. O espetáculo fez temporada em Campinas no final de 2003, e depois, foi apontado pelos críticos como melhor espetáculo da Mostra Fringe do 13º Festival de Teatro de Curitiba. Ainda em 2004, Terror e Miséria fez temporada em São Paulo, na Casa das Caldeiras.Concomitante às apresentações do Terror e Miséria, a Cia. criou dois espetáculos, A Gaivota, com direção de Isa Kolppeman e Feiticeiras de Salém, com direção de Marcelo Lazzaratto. Em julho de 2004, Feiticeiras de Salém fez curta temporada em São Paulo, no Viga Espaço Cênico e depois, junto com A Gaivota, se apresentou em nove cidades do interior de São Paulo por meio das Viagens Teatrais do SESI.

Em 2005 realizou a transposição do romance Galvez Imperador do Acre, de Márcio Souza, para os palcos. Com encenação de Marcio Aurelio, o espetáculo estreou no Festival de Teatro de Curitiba e fez temporada no Centro Cultural São Paulo. No mesmo ano a Cia. LCT foi contemplada pelo Prêmio Estímulo Flávio Rangel da Secretaria de Estado da Cultura para montar a obra CHALAÇA a peça, baseado no romance “O Chalaça” de José Roberto Torero, dirigido por Marcio Aurelio. Apeça estreou em 2006 no Sesc Santana e já realizou oito temporadas em São Paulo, com mais de 120 apresentações, participou também do Porto Alegre em Cena, FLORIPATeatro, FENTEPPe FESTIVALE.

Em 2007 adaptou o romance A Última Quimera, de Ana Miranda com provocação cênica de Georgette Fadel e Verônica Fabrini. O espetáculo estreou no Sesc Av. Paulista e cumpriu mais de 50 apresentações, com participação no FESTIVALE e Mostra de Referências Teatrais de Suzano. Em 2008 foi contemplada pela Lei de Fomento ao Teatro do Município de São Paulo e desenvolveu o espetáculo 2º d.pedro 2º com provocação cênica de Fernando Villar, que realizou três temporadas em São Paulo e participações no FENTEPP e Mostra de Referências Teatrais de Suzano. Nesse mesmo ano dirigiu a peça Somos De Feitos, realizada com artistas convidados. Em 2009 foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz para criação do espetáculo O Pato Selvagem de Henrik Ibsen que estreiou em janeiro de 2010 no Sesc Santana, onde também foi realizada mostra de repertório dos cinco anos de atividades da Cia. O Pato Selvagem participou dos Festivais Internacionais de Teatro de Londrina e S. J. do Rio Preto, e realizou duas temporadas em São Paulo.

Em 2010 foi contemplada pela Lei de Fomento ao Teatro do Município de São Paulo e desenvolveu o projeto O que fazer com isso? em que foram realizadas temporadas de quatro espetáculos anteriores, uma série de experimentos com artistas convidados que culminou na obra (ver[ ]ter), uma coleção de intervenções cênicas que dialogam com o artista britânico Banksy e que teve participações de Georgette Fadel, Tica Lemos, Andréia Yonashiro e Coletivo Bruto. (ver[ ]ter) fez temporada no CCSP, Oficinas Culturais Oswald de Andrade, participou do programa Cultura Livre SP, Circuito Sesc de Artes e selecionado para o FIT Rio Preto e FENTEPP. Em 2011 foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura, para realização da obra Concílio da Destruição. Dramaturgia de Carlos Canhameiro, finalista do prêmio LusoBrasileiro de Dramaturgia. Com provocação cênica do Coletivo Bruto, a peça estreou em abril de 2012 e está realizando apresentações no interior de São Paulo. Atualmente a Cia. LCT está realizando o projeto (ver[ ]ter)² contemplado no Prêmio Myriam Muniz, para manutenção e realização de temporadas da obra (ver[ ]ter).

Serviço:
Dia 26/08 – Marília – Praça Higashi Hiroshima às 12h
Dia 26/08 –  Pompéia – Praça Rui Barbosa às 16h
Dia 27/08 – Penápolis – Praça Carlos Sampaio Filho às 16h
Dia 28/08 – Garça – Praça Rui Barbosa às 16h

 FICHA TÉCNICA
(ver[ ]ter)
projeto contemplado pela Lei de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo

Encenação
cia. les commediens tropicales e artistas convidados:
andréia yonashiro
coletivo bruto
georgette fadel
tica lemos

elenco
carlos canhameiro
daniel gonzalez
michele navarro
paula carrara
paula mirhan
rodrigo bianchini
tetembua dandara

músicos ao vivo
daniel muller
rui barossi

trilha sonora
cia. les commediens tropicales
rui barossi e claudio faria

assessoria de imagem
mônica zaher

cenografia
josé valdir albuquerque

vídeo e projeções
cia. lct e aleph cinema

pensamento corporal
andréia yonashiro
juliana moraes
tica lemos

Produção
carlos canhameiro

0 comentários:

Postar um comentário