terça-feira, 10 de setembro de 2013

CONFERÊNCIA ESTADUAL

Conferência Estadual de Cultura tem início nesta quarta-feira



A Conferência Estadual de Cultura 2013 será o momento para discussão e debate de políticas e ações culturais a serem desenvolvidas nos próximos anos. O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura, terá como participantes os delegados eleitos nas Conferências Municipais e Intermunicipais de Cultura e dirigentes culturais e acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro de 2013 no Memorial da América Latina em São Paulo.

A Conferência Estadual de Cultura é etapa integrante da 3º Conferência Nacional de Cultura e seguirá o tema instituído nacionalmenteUma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura, na organização da gestão e no desenvolvimento da cultura brasileira. Este tema central, dividido em eixos e subeixos temáticos, deverá orientar as discussões durante toda a Conferência Estadual.

O resultado do encontro será a definição das propostas a serem levadas à Conferência Nacional de Cultura, que acontece de 26 a 29 de novembro em Brasília, e também dos delegados representantes do Estado.
Os representantes da cidade de Marília na Conferência Estadual de Cultural são: Poder Público: Taís Vanessa Monteiro ( delegada), Daniela Bueno ( delegada) e Eliana Moreno ( dirigente de Cultura),  da sociedade civil os delegados eleitos foram: André Gomes Pereira, Luciano Cruz, Márcio Martins e Rafael Botaro. A comitiva de delegados segue para o evento nesta quarta-feira (11), às 8h da manhã.
Para o presidente do conselho municipal da Cultura e delegado eleito Márcio Martins, este é o momento e o espaço para se debater políticas públicas de cultura pensando num plano municipal e estadual de cultura.
“ Como na etapa municipal discutimos previamente os temas do Sistema Nacional de Cultura, apontamos as prioridades e levantamos as demandas dos artistas locais, propondo ações. Acredito que na fase estadual a força coletiva nos ajudará a atuar de forma compartilhada na gestão pública da cultura”, comenta Martins.
A secretária municipal da Cultura, Taís Vanessa Monteiro,  a fase estadual é um grande passo, visto que Marília já assinou o termo de cooperação com o Ministério da Cultura, aderindo ao Sistema Nacional de Cultura.
“O Prefeito Vinicius Camarinha assinou no dia 14 de agosto de 2013 o acordo de cooperação para aderirmos ao Sistema Nacional de Cultura, agora junto com o Conselho Municipal de Cultura, Câmara Municipal e Sociedade Civil começaremos a construir o nosso Plano Municipal de Cultura, o qual norteará as ações para a cultura no município nos próximos dez anos”, finaliza a titular da pasta.

FOTO 1: Secretária da Cultura Taís Monteiro
FOTO 2: Candidatos a Delegados para fase Estadual da Conferência de Cultura.

0 comentários:

Postar um comentário