quarta-feira, 11 de setembro de 2013

REVELANDO SÃO PAULO

Banda Marcial e Artesanatos de Marília participam do XVII Revelando São Paulo
Festival de Cultura Paulista leva para capital as manifestações culturais, artesanato e culinária de 200 cidades


O XVII Revelando São Paulo Capital, que acontece de 13 a 22 de setembro de 2013 no Parque do Trote – Vila Guilherme, marca 50 edições do Festival de Cultura Paulista Tradicional, desde sua criação. Nesta edição do evento, Marília será representada pela Banda Marcial e Artesanatos produzidos na cidade. Toda programação é gratuita.
Realizado há 17 anos na capital, pela Abaçaí Cultura e Arte e pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, o festival reúne manifestações tradicionais, artesanato e culinária tradicionais de municípios de todo Estado.
A Banda Marcial Cidade de Marília irá fazer sua apresentação no dia 16 de setembro, às 10h. Mantida pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, a Banda tem 18 anos de formação e 90 integrantes – entre corpo coreográfico, porta-bandeiras, balizas e músicos. Tem como maestro Clayrton Vieira Basta e acumula premiações de campeonatos em todo Brasil.
Já os artesanatos marilienses estarão expostos no Pavilhão dos Artesanatos, que conta com mais de cem espaços e cerca de quatrocentos artesãos produzindo durante o festival, peças em barro, trançados em fibras, palha e cipó, esculturas em madeira e ferro, e fuxicos, bordados, panos de prato, entre outros. 
Participarão do XVII Revelando São Paulo cerca de duzentas cidades que, para participar do evento, fizeram inscrição nas modalidades desejadas para posteriormente passar por uma seleção.
Outro destaque do Revelando São Paulo são as delícias da mesa paulista, preparadas na hora por culinaristas, seguindo receitas tradicionais de família, incluindo o uso de fogões a lenha construídos especialmente para o festival. São doces caseiros, bolinhos caipiras, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, galinhadas, peixes e moquecas, entre outros.
Para festejar as 50 edições, que reúne um público de cerca de dois milhões de pessoas durante os 10 dias do Festival, o Revelando São Paulo traz novidades à Zona Norte de São Paulo, como o projeto Verdejando, com ações voltadas para o meio ambiente, através da participação de culinaristas e artesãos e estudantes de escolas que participam do projeto São Paulo Minha Escola.
(Veja a programação completa no site: www.revelandosaopaulo.org.br)
REVELANDO SÃO PAULO

O projeto Revelando São Paulo, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, através da Abaçaí Cultura e Arte, desde seu lançamento em 1997 foi ganhando forma, repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, e trazendo outras, que se solidificam na programação do evento.
A primeira edição do evento, realizada em 1997 no Parque do Ibirapuera contou com a participação de 70 municípios. Em 1998, o Revelando São Paulo passou a ser realizado no Parque da água Branca, na zona Oeste de São Paulo, até 2009. Desde 2010, o evento acontece na Vila Guilherme, zona Norte da cidade, com a participação de mais de 200 municípios e um público estimado em mais de 2 milhões de pessoas.
A partir de 2000, a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, implantou as edições regionais do programa, começando pela edição do Vale do Paraíba, em São José dos Campos, seguindo pelas edições Vale do Ribeira, em Iguape, e Entre Serras e Águas, em Atibaia.


0 comentários:

Postar um comentário