sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SETEMBRO CULTURAL

Toda alegria da região nordeste marca o encerramento do Setembro Cultural do Marília Shopping



O Marília Shopping que durante todo o mês trouxe diversos artistas para encantar seus visitantes com suas apresentações, encerra seu passeio pelas regiões brasileiras do Setembro Cultural com o Nordeste, uma das regiões mais alegres e criativas.
Representada através de danças e festas como o bumba meu boi, carnaval, maracatu, frevo e capoeira, a cultura nordestina também está presente no artesanato, na literatura que, através de grandes escritores contribui para o cenário literário brasileiro e no humor já que a região nordestina concentra o maior número de comediantes, considerados fontes de inspiração e que ajudaram a disseminar a alegria para todo o país com personagens inesquecíveis que marcaram épocas.
As apresentações e exposições que são gratuitas contam com a parceria da Secretaria da Cultura de Marília, Galeria Municipal de Artes, Oficina Cultural Tarsila do Amaral, ELAM, Grupo SPSP, Teatro “Quasilá”, Jazam, Grupo Yalode Lattari de Ourinhos, Escola de Bailados de Ourinhos, Grupo de Capoeira Marília-Brasil, Cia de Dança de Ourinhos, Grupo da 3ª Idade do SESI de Ourinhos e Estoril Hotel.

AGENDA

ð  Frevo e Cavalo Marinho
A Escola de Bailados de Ourinhos traz toda animação do Frevo, expressão artística original reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2007. Além dos sons vibrantes, o Frevo envolve uma maneira única de dançar que representa a imensa alegria do povo brasileiro. Além disso, a Escola traz o Cavalo Marinho com seu ritmo marcado por um sapateado que lembra o galope dos cavalos, a dança apresenta passos rasteiros intercalados com saltos rápidos.
Quando: 28/09
Horário: a partir das 15h

ð  Maracatu, Quebra dos Orixás e Alegria do Boi
A Cia de Dança e os grupos da 3º idade do SESI e Yalode Lattari de Ourinhos, trazem o sentimento de religiosidade muito presente no povo nordestino com a ‘Quebra dos Orixás’, reverenciados com ritmos e toques especiais.
Já com o Maracatu que se desenvolveu através da tradição dos escravos, apresenta coreografias específicas com ritmos fortes e marcantes. E, para homenagear o Boi, presente desde a colônia por sua importância na pecuária, os grupos apresentam a ‘Alegria do Boi’, um dos mais puros espetáculos, cheios de cor, movimentos e sons.
Quando: 28/09
Horário: a partir das 15h30

ð  Capoeira e Maculelê
O grupo de Capoeira Marília-Brasil apresenta além do som ritmado com coreografias sincronizadas que misturam luta e dança da Capoeira, o Maculelê, expressão teatral que conta através da dança e de cânticos, a lenda de um jovem guerreiro, que sozinho conseguiu defender sua tribo de outra tribo rival usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o heroi da tribo.
Quando: 28/09
Horário: a partir das 16h
ð  Forrobodó com a Nega
A ELAM - Escola Livre de Artes de Marília entre músicas, brincadeiras e o resgate das tradições juninas apresenta a história de Nega, que está atrás de um noivo e resolve fazer um concurso para encontrar seu futuro esposo. Será que ela vai arrumar um par?
Quando: 28/09
Horário: a partir das 16h30

ð  1º Festival ‘Sua Comédia’
Organizado pelo jornalista e produtor de teatro, Gustavo César, o festival tem o objetivo de recuperar a memória do humor com apresentações irônicas sobre fatos de nosso cotidiano, além de ser uma ótima oportunidade para o público se divertir e descobrir artistas novos nessa “arte de fazer rir”.
Quando: 06/10
Horário: a partir das 16h

ð  10º Salão de Arte Contemporânea
Promovido pela Prefeitura de Marília através da Secretaria Municipal de Cultura, o Salão, que se tornou um dos principais eventos do Estado, tem como principal objetivo valorizar a arte como expressão da cultura, além de ser uma excelente oportunidade de movimentar o cenário cultural da cidade.
Quando: Até 04/10
Horário: Segunda a sábado das 10h às 22h
              Domingos das 13h às 19h

ð  Exposição ‘Moda e Riqueza brasileira’
Promovida pelo curso de moda da FAIP, a exposição traz looks que retratam a cultura regional refletida na moda.
Quando: Até 30/09
Horário: Segunda a sábado das 10h às 22h
              Domingos das 13h às 19h

ð  Exposição ‘Olhares Folclóricos’
Com obras dos artistas plásticos Aloísio Dias, Tuca Bertini, Márcia Oliveira, Miguelzinho e Lourdes Pereira, a exposição visa valorizar a tradição dos povos através do folclore.
Quando: Até 30/09
Horário: Segunda a sábado das 10h às 22h
              Domingos das 13h às 19h

ð  Exposição ‘Riquezas do Brasil’
Com obras dos artistas plásticos Taís Vanessa Monteiro, Bráz Alécio, Mário Marlez e Magna Lyrio, a exposição traz obras que retratam a diversidade através de cenas e personagens do universo cultural brasileiro.
Quando: Até 30/09
Horário: Segunda a sábado das 10h às 22h

              Domingos das 13h às 19h

0 comentários:

Postar um comentário