quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SETEMBRO CULTURAL

Setembro Cultural do Marília Shopping recebe o
1º Festival ‘Sua Comédia’





O humor é uma das características mais marcantes do povo brasileiro, que é uma “indústria” de bons comediantes. Independente de raça, cor ou credo, do Norte ao Sul do país é fácil encontrar humoristas muito talentosos e engraçados.

Como forma de homenagear esses grandes artistas, o Marília Shopping será palco do 1º Festival “Sua Comédia”.

Organizado pelo jornalista e produtor de teatro, Gustavo César, o festival, que faz parte da grade de apresentações do Setembro Cultural do empreendimento, tem o objetivo de recuperar a memória do humor com apresentações irônicas sobre fatos de nosso cotidiano, além de ser uma ótima oportunidade para o público se divertir e descobrir artistas novos nessa “arte de fazer rir”.

Para participar, basta que os artistas enviem um breve resumo de sua apresentação, dentro das categorias: piada, esquete teatral ou stand-up comedy, juntamente com seus dados pessoais para o email marketing@mariliashopping.com.braté o dia 25 de setembro.

As apresentações acontecem no dia 29 de setembro e os três primeiros colocados, a partir da escolha dos jurados, serão premiados.

O 1º Festival ‘Sua Comédia’ conta com a parceria da Secretaria da Cultura de Marília, Galeria Municipal de Artes, Oficina Cultural Tarsila do Amaral, Teatro “Quasilá”, Jazam, Grupo SPSP e Estoril Hotel.

Agenda
1º Festival ‘Sua Comédia’
Inscrições: Até 25 de setembro pelo email marketing@mariliashopping.com.br
Apresentações: 29 de setembro na praça de eventos do Marília Shopping
Participação: Gratuita

A Comédia no Brasil
Desde sua fundação oficial em 1838 por Martins Pena que utilizava a comédia de costumes como um estimulador do riso através de falas irônicas e canções maliciosas, passando pelo fenômeno Mazzaropi, artista que deu vida ao carismático estereótipo do homem do campo que com seu personagem caipira e ingênuo conquistou a simpatia das massas populares. Os filmes interpretados e dirigidos por esse grande artista, que se estivesse vivo completaria 100 anos em 2013, são hoje reconhecidos pela valiosa contribuição que deram à construção da identidade cultural brasileira.

Atualmente, os maiores responsáveis por cativar e alegrar as plateias são os espetáculos de stand-up comedy, um tipo de humor inovador bem diferente daqueles do século passado, onde as apresentações são feitas por apenas um comediante com improvisos por observações e situações vividas no dia a dia.


Alguns artistas brasileiros são considerados fontes de inspiração para os atuais humoristas como Chico Anysio e Jô Soares que mantiveram o gênero em suas apresentações e aberturas de programas. A verdade é que, com tanta qualidade é muito difícil escolher o melhor entre centenas de gênios que ajudaram a disseminar a alegria para todo o país com personagens inesquecíveis que marcaram épocas.

0 comentários:

Postar um comentário