segunda-feira, 14 de outubro de 2013

6ª Mostra de Cinema

Kinoarte promove a 6ª Mostra Marília de Cinema

Entre os destaques estão filmes premiados como O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho; Elena, de Petra Costa; Cores, de Francisco Garcia



A Kinoarte promove entre os dias 17 e 20 de outubro a 6ª Mostra Marília de Cinema, exibindo 28 filmes, entre longas e curtas, na Sala 2 do Cine Esmeralda, sempre com entrada franca. O objetivo da Mostra é contribuir para a difusão do cinema brasileiro e estimular a produção local, além de resgatar a memória audiovisual de Marília, cidade que foi sede de festivais nos anos 60 e que até hoje abriga o Clube de Cinema mais antigo do Brasil – em atividade desde 1952. A Mostra conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura.
Entre os destaques da programação deste ano estão filmes premiados como O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho; Elena, de Petra Costa; Cores, de Francisco Garcia; Girimunho, de Helvécio Marins Jr e Clarrisa Campolina, além de Cine Holliúdy, de Halder Gomes – um fenômeno de bilheteria que já atingiu 400 mil espectadores só nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País: “Nesse ano mantivemos a ideia de trazer para Marília o melhor da produção nacional. Temos um filme muito elogiado e premiado como O Som ao Redor, inclusive pré-indicado ao Oscar. Um documentário que estimulou muitos debates, como Elena.
Filmes com um visual primoroso, como Cores e Girimunho. Além de clássicos de dois mestres – Federico Fellini e Eduardo Coutinho”, sintetiza o cineasta mariliense Rodrigo Grota, idealizador e coordenador do Festival.
Troféu Seu Dito
Dos quase 300 curtas inscritos, foram selecionados 12 filmes de sete estados diferentes para a Competitiva Nacional de Curtas: SP estará presente com seis filmes; MA, MG, PE, PB, PR, RJ serão representados por um filme de cada estado. A Comissão de Seleção foi composta por integrantes da Kinoarte: Artur Ianckievicz, Bruno Gehring, Nilo Mortara, Roberta Takamatsu e Rodrigo Grota. O Troféu Seu Dito, premiação criada em 2010 em homenagem ao cineclubista Benedito André, será entregue em seis categorias da Competitiva Nacional: Melhor Filme (Júri Oficial e Popular), Direção, Roteiro, Fotografia e Direção de Arte. O Melhor Filme segundo o Júri Oficial, além do Troféu Seu Dito, também receberá o prêmio de R$ 2,5 mil.
A novidade para esse ano é a criação de uma Competitiva Mariliense de Curtas: “O nosso objetivo sempre foi estimular a produção local. Percebemos nesse ano que tínhamos 4 curtas da cidade que poderiam ser exibidos para o grande público. Dessa forma concluímos que o melhor seria criar essa Competitiva”, explica Bruno Gehring, um dos fundadores da Kinoarte e da Mostra Marília de Cinema.
Para a Competitiva Local foram selecionados os filmes As Quatro Mãos, Mas Você Sabe Dirigir?, 1:33 e Clube de Cinema de Marília. Os filmes concorrem a dois troféus Seu Dito – Melhor Filme (Júri Oficial e Popular). O Júri da Competitiva Mariliense de Curtas será formado por Edu Reginato, Guilherme Gerais e Thalita Rubio.
Oficinas
Mantendo a tradição das edições passadas, a Kinoarte irá oferecer novamente, em parceria com a Oficina Cultural Tarsila do Amaral, a Oficina Prática de Curta-Metragem. O curso está com inscrições abertas até sábado, dia 12, no site da Kinoarte (kinoarte.org), tem vagas limitadas, e será realizado entre os dias 14 e 19 de outubro (de segunda a sábado).
O filme a ser produzido pelos alunos irá estrear no domingo, dia 20, 21h30, na última sessão da Mostra: “Já realizamos duas Oficinas como essa em anos anteriores, e as duas experiências foram extraordinárias.
Os alunos se envolvem, se aproximam do Cinema de uma forma muito mágica. Queremos manter essa energia que a gente encontra na Oficina e estimulá-los cada vez mais a produzir”, avalia a cineasta mariliense Thalita Rubio, uma das coordenadoras da Mostra e professora da Oficina.
Veja a programação completa no site: http://kinoarte.org/programacao-6a-mostra-marilia/

0 comentários:

Postar um comentário