sexta-feira, 4 de outubro de 2013

BANDA EM BALDE

Banda em Balde vence mais uma etapa do Mapa Cultural Paulista e se classifica para fase Estadual





O Mapa Cultural Paulista é um dos mais importantes projetos culturais, do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado de São Paulo. Durante o evento são selecionados artistas de diferentes modalidades em vários municípios e os que se destacam levam suas obras para as fases regionais e depois para a capital.

Na etapa Regional, que aconteceu no dia 03 de outubro, em Paraguaçu Paulista, a Banda em Balde se classificou para a Etapa Estadual do Mapa Cultural. A Banda, representando a cidade de Marília, concorreu com as cidades de Assis, Bastos, Garça e Tupã.

Augusto Botelho Campos, Coordenador do Grupo, destacou que é a segunda vez que a Banda em Balde participa do concurso e representa a cidade de Marília, sempre contando com o apoio da Prefeitura de Marília, através da Secretaria Municipal da Cultura.

 “A primeira participação no Mapa talvez tenha sido por conta do inusitado, o diferencial, as questões sociais e ambientais que permeiam as ações do grupo, mas repetir  o feito foi uma tarefa difícil, pois já não tínhamos o fator surpresa e precisávamos impressionar os jurados. O ponto chave talvez tenha sido o fato de que  independente de estrutura e instrumentos caros sempre fizemos música e o reconhecimento do público e dos jurados do Mapa, confirma que não perdemos qualidade técnica nem interpretativa pelo fato de usarmos latas, tambores e baldes. Competimos na categoria música instrumental e assim fizemos, dentro das possibilidades”, disse Augusto.

O prêmio valoriza o grupo, o material humano e seu potencial criativo, que supera as dificuldades encontrando possibilidades nos objetos que muitos jogam no lixo. “O início foi marcado por muito preconceito e era ingenuamente associado a projetos sociais e ambientais, mas foi se moldando, e hoje tem o reconhecimento artístico, que é o que realmente sempre buscamos, embora haja tantos outros valores agregados a nosso trabalho”, disse.

A visibilidade artística que o grupo alcançou na conquista do Mapa de 2011/2012 rendeu inúmeros convites para shows e oficinas, gravação de um CD, a circulação do espetáculo em várias cidades do Estado de São Paulo, finalizando com a gravação de um DVD (ainda em edição). 

Tudo isso conduziu o grupo para um patamar mais profissional, que como conseqüência promoveu os temas ligados ao meio ambiente, educação, sustentabilidade, economia criativa e todos outros pontos que foram abordados nas apresentações. “Agora as apresentações são mais freqüentes, os convites para a participação em festivais não param de chegar e esperamos que o prêmio, a turnê e o CD continuem facilitando para que a nossa música possa estar em muito mais lugares”, finaliza Augusto.

Quem quiser conhecer o trabalho do grupo fica o convite para a apresentação que a Banda realizará neste sábado, à partir das 20h na Feira da Bondade da APAE.
Outras informações sobre a Banda em Balde podem ser obtidas pelo telefone 98143-4580, com Augusto; no Facebook e vídeos no site YouTube.

O MAPA CULTURAL

Criado em 1995, tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em seguimentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.

As sete expressões artísticas envolvidas neste projeto são: teatro, dança, artes visuais, canto coral, literatura, música instrumental e vídeo.




0 comentários:

Postar um comentário