quarta-feira, 2 de outubro de 2013

CAPOEIRA

Encontro de Angoleiros é atração em Assis, Paraguaçu Paulista e Marília






Acontece no próximo domingo, 06, em Marília, na Feira Livre, às 9h, o Encontro de Capoeira dos Angoleiros do Sertão. Realizado semestralmente pelo Contra Mestre Xandão, o Encontro de Angoleiros reúne capoeiristas de diversos lugares do Brasil com o objetivo de desenvolver a arte da capoeira, em específico a Capoeira Angola, linguagem artística praticada pela Escola de Capoeira “Os Angoleiros do Sertão”.

O encontro será realizado também na Unesp de Assis (03/10) e Paraguaçu Paulista, na Escola de Capoeira “Os Angoleiros do Sertão” (04 e 05/10). Em Marília, o evento tem o apoio cultural da Prefeitura de Marília, através da Secretaria Municipal da Cultura.

O encontro agrega participantes com ampla formação cultural; além dos Contra Mestres Tico e Xandy provenientes da Escola de Capoeira “Os Angoleiros do Sertão”, participarão como convidados Mestre Zequinha (Piracicaba/SP), Mestre Renê (Belo Horizonte/MG), Contra Mestre Grafite (Rio de Janeiro/RJ), Contra Mestre Rafael (São Paulo/SP) e Contra Mestre Negão (Curitiba/PR).

A ESCOLA DE CAPOEIRA “OS ANGOLEIROS DO SERTÃO”

Criada na década de 1980 em Feira de Santana/BA pelo Mestre Cláudio, a Escola de Capoeira “Os Angoleiros do Sertão” durante seus quase 30 anos desenvolveu inúmeros trabalhos difundindo esta linguagem artística, seja nas esferas da educação formal e não formal, por meio de instituições públicas e privadas, com o objetivo de contribuir no processo de formação de seus participantes.

No estado de São Paulo “Os Angoleiros do Sertão” chegaram na década de 1990, estabelecendo núcleos nas cidades de Bauru, Paraguaçu Paulista e Rancharia sob responsabilidade de seus respectivos Contra Mestres, Tico, Xandão e Xandy. Atualmente, além destas cidades a Escola de Capoeira possui núcleos nas cidades de Assis, Presidente Prudente, João Ramalho, Martinópolis, Maracai e Marília.

 O núcleo em Marília existe há 5 anos, mas foi a partir de 2012, com aprovação do projeto Venha Ver Angola pela Unesp, que a Escola vem ampliando seus trabalhos e atividades, como os projetos  “Atividade de Angoleiros”, realizado nos dias 29 e 30 de Setembro de 2012, aAtividade reuniu participantes de diversas cidades do interior do Estado de São Paulo, onde os participantes tiveram contato com metodologias diferentes no ensino da Capoeira Angola, Samba de Roda e Nayambing, manifestações culturais desenvolvidas pela Escola de Capoeira “Os Angoleiros do Sertão”; e “Rodando na Praça”, um projeto permanente realizado pelo Escola de Capoeira  que visa realizar Roda de Capoeira Angola em espaços públicos, como é o caso da Feira Livre de Marília. O projeto foi premiado pelo Ministério da Cultura no Edital “Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais”. As aulas de capoeira acontecem no Diretório Acadêmico da Unesp, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h.


Outras informações podem ser obtidas com  Blanca, pelo telefone (18) 98123- 5412. 

0 comentários:

Postar um comentário