quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Consciência Negra

Semana da Consciência Negra 2013

Comissão se reúne para elaborar a programação



Comissão formada por representantes da Secretaria Municipal da Cultura, Coletivo do Saudoso Sabotage, Conselho Municipal do Negro, Conselho Municipal da Juventude, Grupo “Negritudizando Marília” e UBM – União Brasileira de Mulheres se reúne na Secretaria para agrupar e definir a Programação da Semana da Consciência Negra. Roda de capoeira, apresentação de maculelê, palestras, filmes, danças, homenagens, documentários, exposições, e muitos eventos marcam esta importante data para a raça negra.

Embora sujeita a modificações e confirmações, a Comissão conseguiu concretizar alguns eventos. Abrindo oficialmente o mês de Novembro, no dia 7, às 20h30, na Galeria de Artes, haverá a tradicional EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ARTES PLÁSTICAS “TRIBUTO À BELEZA NEGRA”, em sua 8ª. versão, onde artistas marilienses retratam a beleza negra e simultaneamente as EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS “NETOS DE BANDIM” e “BELEZA NEGRA”.

No dia 8, às 20h30, no Hotel Estoril, parceiro da Secretaria Municipal da Cultura e dos artistas marilienses, abre a EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ARTES PLÁSTICAS “CONSCIÊNCIA NEGRA”, mostrando a arte negra com os artistas marilienses: Abílio Pires da Silva, Carlos Monteiro, Haydée Monteiro, Marciel Dias, Lourdes Pereira, Paulo Simas, e do inesquecível Antônio Carlos Rocha-Rochap. 

No dia 20, várias atividades comemoram o Dia da Consciência Negra: Roda de Mulheres, às 14h no Centro Comunitário do Costa e Silva haverá apresentações culturais voltadas para música popular regional com traços de dança africana, Roda de capoeira, maculelê, Oficina de penteados afro, Exposição fotográfica e muito mais. 

A Fundação CASA realiza neste mesmo dia o Ciclo de Palestras Fundação CASA com mestre Pereira do Grupo de capoeira Marília Brasil, Ademar Ap. de Jesus, Noriston M. Galvão, Silvana Aguiar Galvão e Magda Prado, das 8h30 às 11h30. 

Acontece ainda a merecida Homenagem aos Pioneiros do Movimento Negro de Marília, com local a definir. 

Dia 21, às 14h a Fundação CASA realiza apresentações culturais: violão e cavaco, apresentação de capoeira dos internos, apresentação do Grupo de Capoeira Marília Brasil e do Grupo de Dança Only Streeet Face. 

A Sala de Projeção Municipal, Cine Cultura, parceira há anos, exibe nos dias 20 e 22, quarta e sexta-feira, a partir das 20h uma programação especial com os filmes: Amistad (20) e O poder da graça (22).

Dia 22 haverá uma SESSÃO SOLENE NA CÂMARA MUNICIPAL que confere através do Decreto Legislativo 314/10 o Título de Cidadão Benemérito ao mariliense Dr. José Vicente pelos relevantes serviços prestados a Marília. Reitor da Unipalmares e presidente da AFROBRAS. Ainda neste dia, o Concurso e Desfile "Beleza Negra" com os internos, a partir das 14h na Fundação CASA, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. 

E finalizando, no domingo, dia 23, o 8º Grito da Consciência Negra e lançamento do Saudoso Sabotage na Praça São Miguel e pista de skate onde haverá diversas apresentações culturais e homenagem ao rapper.

0 comentários:

Postar um comentário