quinta-feira, 10 de outubro de 2013

GRAFITE

Grafite no Viaduto da Rua Bahia foi concluído nesta quinta-feira





Grafite, história, cultura e arte. É o que as pessoas que passam pelo Viaduto da Rua Bahia podem apreciar. Uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, o projeto do grupo composto pelos grafiteiros Sidnei Alves, Luiz Keno e Davi Siqueira, executou em 15 dias a belíssima obra de arte utilizando a técnica do grafite.

As pinturas consistem em retratar a história da cidade de Marília e seus pioneiros em 12 quadros: dinossauros; Maria Fumaça e Terminal Ferroviário; colheita do café; colheita do algodão; Edifício Ouro Verde na Avenida Sampaio Vidal; Igreja São Bento; 1º Poste de Marília; Ambulância em frente À Biblioteca; Charrete do leiteiro; meninos jornaleiros; Estação Rodoviária e Aviação.

A secretária da Cultura, Taís Monteiro, diz que a idéia é interagir uma decoração com a outra, dando-se uma seqüência em relação à história de Marília. “O objetivo é popularizar o talento dos nossos artistas. Quero parabenizar nossos artistas grafiteiros pelo empenho e pelo maravilhoso trabalho que fizeram”, disse a titular da pasta.

Para o Prefeito Vinícius Camarinha o trabalho no Viaduto da Rua Bahia deve ser repetido em outras regiões da cidade. “O trabalho ficou excelente. Resultou na valorização dos profissionais e valorização daquela região, que antes era um local escuro e esquecido, e agora é um espaço de exposição do trabalho dos artistas grafiteiros e um pouco da história de Marília. Com certeza realizaremos esse trabalho em outras regiões da cidade”, disse o Prefeito.

O grupo fez um trabalho de pesquisa na internet e com pessoas que possuíam fotos antigas, chegando assim às imagens feitas no Viaduto.

Para Sidnei Alves o objetivo principal da intervenção foi chamar a atenção da população para a arte do grafite. “Queremos desvincular a imagem de que grafite é pichação; grafite é uma expressão artística. Finalizamos o trabalho com muita satisfação, agradecendo pelo apoio da Secretaria da Cultura e pela confiança em nosso trabalho”, disse Sidnei.

Luiz Keno trabalha com pinturas personalizadas e conta que foi gratificante realizar o trabalho no Viaduto. “Foi uma experiência marcante fazer esse trabalho, o resultado ficou incrível. Recebemos muito apoio da Secretaria da Cultura e também da população. Muitas pessoas passavam e paravam para conversar conosco e tirar fotos. Até as pessoas mais antigas da cidade paravam para nos parabenizar e dizer que no tempo delas era assim mesmo. Foi muito bom”, disse Luiz.



0 comentários:

Postar um comentário