segunda-feira, 14 de outubro de 2013

LANÇAMENTO

Cineasta Alexandre Estevanato lança Estocolmo, filme que aborda a Violência Urbana, questiona a fé e provoca valores sociais
Em Marília, filme tem seu lançamento marcado para sábado, 19 de outubro



Depois de oito meses entre as fases de pré produção, produção e finalização, “Estocolmo”, oitavo filme do cineasta Alexandre Estevanato Tem sua Avant Premiere agendada para dia 18 de outubro em São José do Rio Preto – SP, cidade onde o Diretor reside há 8 anos. Em Marília a exibição de lançamento está marcada para dia 19 de outubro, sábado, às 20h no Auditório Octávio Lignelli e recebe o apoio cultural da Secretaria Municipal da Cultura. A entrada é 1 litro de leite longa vida, e toda arrecadação será revertida à entidades assistenciais da cidade.

“Estocolmo é um curta metragem que traz no enredo a violência urbana cotidiana que assistimos todos os dias pela televisão, pela internet e até mesmo ao vivo, nas ruas das grandes e pequenas cidades.” Conta o diretor.

A ideia de produzir o filme nasceu no ano 2000, quando Estevanato aos 20 anos de idade presenciou pela televisão o sequestro do ônibus 174 no Rio de Janeiro, onde um rapaz, Alessandro Silva, fez vários reféns por várias horas e ao final o desfecho do sequestro foi trágico, uma das reféns foi atingida por um tiro disparado pela polícia e o marginal foi morto a caminho da delegacia asfixiado pelos policiais. Estevanato notou que as pessoas foram às ruas depois deste e outros acontecimentos violentos na sociedade clamar por justiça e uma dúvida começou a incomodá-lo. “Por qual justiça as pessoas estão clamando? Seria a justiça da lei, onde o réu deve ser julgado e condenado a ficar encarcerado para pagar pelo seu crime? Seria a justiça divina, onde Deus age com sua sábia justiça e depois perdoa para a entrada no reino dos céus? Ou seria a Justiça do Código de Hamurabi, a Lei de Talião, Olho por Olho, Dente por Dente?”, questionava Alexandre.

Todos estes questionamentos ficaram adormecidos na mente do diretor durante muitos anos até que em 2012 resolveu transformar todas essas indagações em um roteiro para cinema, dando origem ao curta metragem Estocolmo. Estevanato afirma que o filme é tenso e não traz apenas a violência urbana como tema, mas também a fé e a síndrome de Estocolmo, uma síndrome que acomete vítimas de sequestros que adquirem um apego forte sentimental por seu algoz algum tempo após o sequestro. A síndrome recebe seu nome em referência ao famoso assalto do Kreditbanken em NorrmalmstorgEstocolmo, Suécia, que durou de 23 de agosto a 28 de agosto de 1973. Nesse acontecimento, as vítimas continuavam a defender seus raptores mesmo depois dos seis dias de prisão física terem terminado e mostraram um comportamento reticente nos processos judiciais que se seguiram.

No filme de Estevanato, um casal é feito refém em uma praça pública por um rapaz, a polícia é acionada e o Capitão Nogueira chega para iniciar a negociação com o marginal. São 19 minutos de filme onde o diretor garante que o telespectador vai sentir uma grande aflição. “O filme retrata uma realidade que somos obrigados a presenciar de mãos atadas na frente da televisão, esta foi a maneira que encontrei de expressar meu ponto de vista, o que realmente penso a respeito da justiça e outros temas abordados no filme” comentou Estevanato.

Durante a roteirização do filme, Estevanato realizou pesquisas a fim de descobrir o que realmente pensam pessoas vitimas de violência ou pessoas que tem familiares que sofreram algum tipo de violência. Todo este material auxiliou o cineasta a escrever durante um ano o roteiro deste que segundo o próprio diretor, é seu filme mais complexo até hoje.

Os atores foram escolhidos a dedo por Estevanato e tiveram total liberdade no desenvolvimento da construção das personagens. “Dentro da proposta do roteiro o processo foi colaborativo, ao invés de uma direção dura e fechada, dei liberdade de criação aos atores.” Edivaldo Vitorino é um ator de Teatro que já havia estrelado em Um Longa Metragem, Marmore, de Raphael Martho, de 2007, Marcelo Matos é um grande ator de Teatro, amigo de Estevanato há tempos, foi escolhido em decorrência da brilhante interpretação na peça teatral Cem Gramas de Dentes, direção de Georgette Fadel, assistida por Estevanato anos atrás. Maria Victória Haro é uma atriz de São Paulo, cursou a Escola Célia Helena e acaba de sair de Cartaz com a peça Entre Espelhos e Gavetas, direção de Gabriel Miziara, e Cleber Parpinelli, um ator extremamente versátil de São José do Rio Preto que Estevanato não hesitou em selecionar, mesmo com o fato de Cleber ter uma veia cômica muito grande, o diretor trabalhou o ator para este papel que exigiu extrema doação e dedicação.“Trabalhamos Juntos por dois meses antes das gravações, os atores faziam laboratórios para aperfeiçoarem seus personagens e discutíamos tudo nos ensaios e leituras. Acredito que para um bom resultado, o ator não tem q representar em cena, tem que SER em cena” disse Estevanato.

Depois das gravações, que aconteceram em três dias em São José do rio Preto, o filme seguiu para Israel, onde foi finalizado pela Dcombine, uma produtora de finalização e pós produção de grande prestígio no cenário cinematográfico mundial. “Foi nosso primeiro filme com co produção estrangeira”, enfatizou Estevanato.

Depois de concluído, o grande objetivo do filme é a participação nos grandes festivais de cinema do país e do mundo durante os anos de 2014 e 2015, o filme inicia suaincursão nos festivais ainda este ano.

O orçamento do filme girou em torno de 50 Mil Reais, mas como não conseguiu patrocínios, o diretor resolveu que faria o filme com recursos próprios e com muitas parcerias conseguiu concluir a produção. Recentemente o roteiro foi premiado pelo Programa de Fomento à Produção Cultural Nelson Seixas, de São José do Rio Preto – SP, edição 2013. Estevanato contou que estava dentro de um avião indo para Brasília quando leu a matéria no jornal a respeito da premiação. “Fiquei extremamente surpreso e feliz com a notícia”, afirmou Estevanato.

O prêmio do concurso são aproximadamente R$8.000,00 (oito mil reais) ainda insuficientes para custear toda a produção, o filme ainda precisa de patrocínios para seguir sua trajetória pelos festivais, interessados em patrocinar podem entrar em contato com Estevanato.
Estocolmo ainda nem foi lançado e um novo projeto está em andamento, desta vez um filme que será produzido no Vale do Paraíba em Janeiro de 2014, um tema completamente diferente, as primeiras paixões. Atualmente Estevanato se divide entre as três faculdades onde é professor e a Estevacine Filmes, sua Produtora. “Este movimento constante me motiva cada vez mais a continuar nesta área que escolhi trabalhar, o cinema e a docência me permitemalimentar sonhos, os meus e os de outras pessoas, amo o que faço.” Concluiu Estevanato.

Serviço

A exibição do curta metragem Estocolmo em Marília-SP será dia 19 de outubro, sábado, às 20h no Auditório Municipal “Professor Octávio Lignelli” (piso superior da Biblioteca Municipal – entrada pelo Museu de Paleontologia). O Ingresso é 1 Litro de Leite longa Vida. Informações a respeito de patrocínios (17) 99201 6854.


0 comentários:

Postar um comentário