terça-feira, 12 de novembro de 2013

Mariliense recebe prêmio

Mariliense é premiado com Medalha de Ouro no 10° Salão de Belas Artes de Ubatuba

Alison de Sando Manzoni, 30 venceu na Categoria pintura com a obra “O Amolador”.



Alison e Maurício Morinizato - prefeito de Ubatuba


Com o incentivo do também artista e avô Percy de Sando, Alison desde criança é um entusiasta nas artes, em especial gosta da pintura. Na adolescência nunca teve oportunidade de estudar particular o que o levou a ir por outros caminhos e deixando de lado as artes. Segundo a avó materna D. Benedita Ap. de Sando, que o criou: “Aos 10 anos venceu um concurso infantil onde desenhou um fusca que ficou em exposição nas placas das ruas da cidade devido a um projeto da Prefeitura. Meu neto foi até homenageado na escola onde estudava, EEPG prof. Antônio Augusto Neto”.

Há cerca de um ano e meio a inclinação falou mais alto e ele retomou a intimidade com as telas, tintas e pincéis. Sua preferência, óleo sobre tela.

Como investimento na carreira de artista, Alison fez alguns workshops com artistas na Capital. 

Tomou conhecimento das inscrições do Salão de Ubatuba de última hora por intermédio de um amigo também artista Thiago Hellinger de outra cidade do interior e que “ironicamente” ficou com a Medalha de Prata no mencionado Salão.

Para cumprir com o prazo de envio, pintou dia e noite a obra “O Amolador”, na técnica óleo sobre tela para dar tempo de terminar e secar. Devido ao decurso do tempo, havia desistido de participar quando o período de inscrições foi prorrogado por mais uma semana, o que o animou a encarar o desafio e dar o seu melhor neste pouco tempo que lhe restava.

O envio teria de ser pelo Correios, mas como estava voltando da greve, o artista correu mais um risco, ou seja, da obra não chegar a tempo, foi quando Alison resolveu levar pessoalmente. Procurou apoio junto à Secretaria Municipal da Cultura que buscou parceiro para viabilizar sua viagem até o litoral norte, mais precisamente em Ubatuba. 

Foi quando o Hotel Estoril que tem sido um importante amigo da Cultura sinalizou positivo, liberando o valor a ser destinando para a viagem. Quando Alison deixou a obra com a organização, não sabia se seria selecionado ou não.

Quase 300 obras fizeram parte da I seleção, e destas, a Comissão Técnica selecionou aproximadamente 60, que até o dia 17 de novembro, ficarão expostas no Sobradão do Porto. Dentro de 15 dias, o site divulgou os selecionados e para sua alegria e satisfação, sua obra foi selecionada. Depois os premiados receberam email comunicando a premiação, porém, sem mencionar o prêmio em si.

Foi quando o artista resolveu ir à abertura do Salão no auditório da FundArt que estava lotado com um público de mais de 200 pessoas, incluindo artistas de várias cidade do estado de São Paulo e outros locais do Brasil, foram anunciados e entregues os prêmios do 10° Salão Ubatuba de Belas Artes. Presença do prefeito de Ubatuba, Maurício Moromizato, do vice prefeito, Sérgio Caribé, da presidenta da FundArt, Isabella Vassão e de outras autoridades da cidade, o sucesso da noite foi uma demonstração do prestígio do Salão.

O trabalho de curadoria foi feita pelos artistas convidados para a Comissão Técnica Julgadora – o professor, Diretor de Arte e Artista Plástico Giovanni Parzialle, o professor, crítico de arte e Artista Plástico Leon Berenstein e o professor e Artista Plástico Willians Cardoso – todos experientes artistas internacionais.

O evento contou com a animação do grupo Sexteto Caiçara, marca a volta do Salão de Belas Artes de Ubatuba.

Entrevistado, Alison diz: “É gratificante demais ter o trabalho reconhecido, serve de estímulo para continuar já que é tão difícil ser artista no Brasil. Agradeço a Secretária Tais Monteiro que não mediu esforços para me apoiar e em especial o Hotel Estoril que me ajudou. Se não fosse eles, provavelmente eu não teria ganhado a Medalha. Tenho planos de continuar me dedicando às artes e crescer na carreira de artista que é uma meta mais de satisfação pessoal”... conclui.

0 comentários:

Postar um comentário