segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ARTES PLÁSTICAS

Família Castro expõe na Galeria de Artes.
Abertura acontece nesta sexta-feira




Acontece nesta sexta-feira (13), às 20h30, na Galeria Municipal de Artes (Rua XV de Novembro, 367), a abertura da Exposição de Artes Plásticas da Família Castro– Tradicional Família Paulistana no segmento artístico. A mostra tem curadoria da Assessora Técnica da Secretaria Municipal da Cultura Denise Campos Justino e é uma realização da Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

Obra de Ludmila Castro  

Segundo a curadora da Mostra, Denise Campos Justino, a exposição será maravilhosa, pois os artistas são de alto gabarito, todos muito profissionais, se dedicam em especial a paisagens, marinas, florais, tudo de muito bom gosto.

“Apesar da galeria Municipal de artes não comercializar obras diretamente, facilitaremos o contato entre os artistas e os interessados, pois a maioria das obras estará a venda", explica a curadora.

Artista Plástico Celson Castro 

O convite para família expor em Marília na Galeria Municipal de Artes surgiu da Secretária Municipal da Cultura, Taís Vanessa Monteiro e da Assessora Técnica e Curadora da Exposição Denise Campos Justino. O artista plástico Celson Castro considera  muito importante e também uma oportunidade ímpar este intercambio cultural.

"Há muito anos frequentamos a Feira que já foi mais forte em movimento e mostrar nossa arte em outra cidade do interior é muito bom, pois todo artista quer ver seu trabalho valorizado e conhecido", comentou o artista.


A Mostra ficará aberta para visitação de 13 de dezembro a 17 de janeiro de 2014. A entrada é franca. Mais informações com Daniela Bueno 3432 3331 e Denise Campos, 3402 6600.

Sobre a Família

 O patriarca da família Castro, Sr Antonio de Castro, já falecido, era "pintor" de berço, foi dele que veio o gosto pelas artes de toda a família. De seus 10 filhos, 6 deles herdaram seu talento e aptidão. Vivos, apenas Celson Castro  e tio Cid de Castro, o primeiro residente em São Paulo e o segundo, reside atualmente na Barra do Pairaí RJ.

Da árvore de Celson Castro, vieram Celso Castro, seu primeiro filho, com 59 anos. Além dele, Valdir de Castro, 58, Sandra de Castro, 56, Helio de Castro, 54 e ainda outras duas irmãs Iolanda e Dulce, que atualmente deixaram a pintura. Todos criados no Vale do Paraíba, Aparecida do Norte e Guaratinguetá e, posteriormente em São Paulo.

Celso Castro é casado com Ludmila Araújo. Quando os dois se conheceram ela também já era artista, ministrava  aulas porém, trabalhava mais com tecidos na Acrilex e depois foi fazendo aulas de artes, aprimorando o dom e passou para as telas.

Do outro filho de Sr Antônio, e irmão de Celson, tem o Sr. Nelson de Castro, artista assim como seu filho, Antônio Carlos de Castro.

Representando a quarta geração, Leide de Castro, filha da Sandra, também pinta. Outro neto, Vinicius de Castro, também artista, porém, foi para o ramo da tatuagem e mantém um Studio de tatoo. 

O perfil da família é da  arte ter passado literalmente de "pai para filho", de "avô para netos", pois como afirma Celso Castro, o primeiro dos netos de Sr Antônio, "Eu tinha apenas 12 anos quando meu avô Antônio faleceu, e tive a honra de poder conhecer muito sobre arte com ele. A maioria de nós é autodidata, tivemos um professor aqui outro ali mas nada fixo, apenas com o objetivo de aperfeiçoar alguma técnica para evolução dos trabalhos". 


Ludmila e Celso Castro garantiram a presença na abertura que acontecerá na sexta-feira próxima, dia 13, às 20h30, na Galeria Municipal de Artes, Rua XV de Novembro, 367.


0 comentários:

Postar um comentário