quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Novo fóssil encontrado

A História de um fóssil - morador de Álvaro de Carvalho descobre osso fossilizado na região de Marília

Em dezembro o Museu de Paleontologia foi procurado pelo Sérgio Bispo, morador da pequena cidade de Álvaro de Carvalho, região aqui de Marília, informando que havia encontrado o que lhe parecia ser um "osso encravado na pedra" às margens de um córrego da região.
O relato muito interessou William Nava - coordenador do Museu, e despertou a curiosidade, pois da forma como ele descrevia, realmente tinha tudo para ser um fóssil. Apenas que situações como essa, de alguém ir ao museu falar que encontrou algo "estranho na pedra" são raríssimas. William levou a sério seu depoimento, e na semana passada pôde ir pela primeira vez ir ao local, constatando que de fato se tratava de um fóssil de dinossauro - provavelmente de um titanossauro, um "osso longo" à primeira vista.
Assim, iniciou as escavações na segunda feira passada com a ajuda do próprio Sérgio, e encerrou na sexta, mas sem a presença dele, que não pode ficar e presenciar a retirada do fóssil que ele encontrou e gentilmente avisou. Obrigado Sérgio, pessoa humilde mas de visão e responsabilidade.
Na sexta me acompanhou o amigo e zootecnista Valter Saia, que no fim das contas, ajudou a quebrar as rochas maciças de arenito que envolviam o fóssil e ainda fez belíssimas fotos. Obrigado a você também pelo importante registro dessa escavação e pelo apoio na quebradeira!







0 comentários:

Postar um comentário