quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CURSO DE TEATRO

Projeto Teatro da Cidade abre inscrições 

De 04 a 25 de fevereiro a Secretaria Municipal da Cultura abre inscrições para o projeto Teatro da Cidade. A proposta está em sua terceira edição e  visa incentivar a produção  de arte cênica   no município, por meio de aulas gratuitas de teatro para todas as faixas etárias. O projeto foi formatado pelo arte-educador, Márcio Martins, em parceria com a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

O curso é gratuito e oferece 150 vagas subdivididas por faixa etária ( sendo 30 vagas para cada idade): Infantil ( 06 anos a 10 anos); Pré-Juvenil( 10 anos a 15 anos) Jovem (15 anos a 18 anos); Adulto (19 anos a 50 anos); e Melhor Idade (acima de 50 anos). Os critérios estabelecidos pela idade têm como objetivo acolher diferentes faixas etárias, oferecendo oportunidade a todos que busquem experiência e prática teatral. As inscrições podem ser realizadas, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h ou  das 14h às 18h30,  na Galeria Municipal de Artes, situada na rua XV de Novembro, 367 ( entre a Rua Coronel Galdino e Avenida Rio Branco) com Daniela.

A Secretária Municipal da Cultura Taís Vanessa Monteiro comenta a importância da continuação do projeto e da sua expansão com muito entusiasmo.

“Neste ano ofereceremos 150 vagas, contemplando crianças e pré-adolescentes. Serão aulas de teatro totalmente gratuitas para crianças, jovens, adultos e melhor idade. Agradecemos muito ao nosso prefeito Vinicius Camarinha pela continuidade deste projeto, o qual cada vez mais nos mostra o quanto é importante à implantação de políticas públicas para cultura”, diz. 

O projeto terá duração de onze meses e as aulas serão ministradas as quartas ou quintas-feiras, e dividida da seguinte maneira: turma Melhor Idade das 9 às 12 horas (quarta-feira); turma Infantil, das 9 às 12 horas ( quarta-feira); turma pré-juvenil e jovem, das 14h às 17h ( quarta-feira); turma Pré Juvenil; das 14h às 17h ( quinta-feira); turma Adulta, das 18h30 às 21h30( quinta-feira). O curso será realizado no Espaço Cultural e de Lazer Ezequiel Bambini, e será ministrado pelos arte-educadores: Márcio Martins, Letícia Rodrigues e Gonzalo Pérez.


            O idealizador do projeto, Márcio Martins  explica que levando em conta as duas edições anteriores do Projeto, ele só tem a agradecer os esforços da atual administração e do Prefeito Vinicius Camarinha e da secretária municipal da Cultura Taís Vanessa Monteiro, em reconhecer este projeto como pioneiro em nosso município, o qual traz relevante importância no investimento píblico de cultura, na formação artística e cidadã doe nossos munícipes.

“ Em nome de mais de 250 pessoas diretamente e mais de 900 pessoas indiretamente atendidas pelo projeto nesses dois anos de atividade que desenvolvemos, quero demonstrar nosso profundo agradecimento à atual gestão, por considerar e viabilizar a continuidade e ampliação do projeto; demonstrando com isso um governo que de fato faz a diferença, valorizando o direito ao acesso democrático e de inclusão a cultura e a formação”,  comenta Martins.

Com início previsto para o dia 26 de fevereiro, o curso terá aulas teóricas, com levantamento do material de pesquisa sobre a história da cidade e  as aulas práticas, de interpretação, jogos teatrais, percepção musical, trabalho vocal, improvisações e composição de dramaturgia.  A coordenação administrativa do projeto fica por conta da coordenadora de Cultura Ivone Silva e da servidora pública Daniela Bueno.

            A coordenadora de Cultura, Ivone Silva, destaca que projetos de formação cultural visam também à formação cidadã e por isso é fundamental uma política de continuidade para a formação de públicos.

“ Lutamos  desde o ano passado para a manutenção do projeto e agora conseguimos expandi-lo para todas as faixas etárias. Para mim isso é uma grande felicidade, visto que a pedagogia do curso baseia-se em princípios e procedimentos comuns e em constante reflexão com a diversidade e com o contexto em que as pessoas estão inseridas, formando atores, público , democratizando o acesso à arte cênica e a história da nossa cidade”, finaliza Ivone.

SERVIÇO - Para realizar as inscrições as interessados deverão comparecer ou ligar de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h e das 14h às 18h30, na Galeria Municipal de Artes, na rua XV de Novembro, 367 –telefone 3432-3331. Mais informações: www.culturamarilia.blogspot.com.


0 comentários:

Postar um comentário