segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Pontos de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura articula Workshop sobre Pontos de Cultura para Entidades.

PONTOS DE CULTURA:

A Secretaria de Cultura de Marília está articulando para este semestre um workshop destinado a entidades que possam se interessar em apresentar projeto visando se tornar um Ponto de Cultura. Para esta capacitação, está em contato com uma gestora especialista em projetos culturais e responsável pela implantação da primeira Rede Estadual de Pontos de Cultura de São Paulo. 

O edital da Rede Estadual de Pontos de Cultura deve sair em breve. Segundo a Secretária Tais Monteiro, "Vamos ler o edital para ver o nível de complexidade para viabilizar um  workshop para os interessados".

Os Pontos de Cultura são o eixo principal do programa Cultura Viva. Idealizado pelo Governo Federal, o programa visa fortalecer a ação cultural dos grupos atuantes nas comunidades e ampliar o acesso aos meios de produção, circulação e fruição de bens e serviços culturais. Os Pontos de Cultura são entidades sem fins lucrativos, que desenvolvem atividades culturais para a comunidade. 

As entidades são selecionadas através de um edital e recebem apoio financeiro para o desenvolvimento das suas atividades. A Rede de Pontos de Cultura do Estado é uma parceria entre o Governo Federal e Estadual. Geralmente, podem participar do edital entidades sem fins lucrativos, de natureza cultural, sediadas e com atuação comprovada na área cultural há no mínimo dois ou três anos no estado. Em breve, o edital será publicado e teremos todas as informações necessárias.

Os projetos a serem selecionados deverão partir de iniciativas culturais e funcionar como instrumento de pulsão e articulação de ações já existentes nas comunidades, contribuindo para a inclusão social e a construção da cidadania, seja por meio da geração de emprego e renda ou do fortalecimento das identidades culturais.

Para mais informações os interessados devem buscar no site www.cultura.gov.br.

0 comentários:

Postar um comentário