terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Pontos de Cultura

Secretaria da Cultura articula Workshop sobre Pontos de 
Cultura para Entidades



A Secretaria da Cultura de Marilia está articulando para este semestre um workshop destinado às entidades que possam se interessar em apresentar projeto visando se tornar um Ponto de Cultura. Para esta capacitação, está em contato com uma gestora especialista em projetos culturais e responsável pela implantação da primeira Rede Estadual de Pontos de Cultura de São Paulo.

O edital da Rede Estadual de Pontos de Cultura deve sair em breve. Segundoa Secretária Tais Monteiro, "Vamos ler o edital para ver o nível de complexidade para viabilizar um WORKSHOP para os interessados".


Os Pontos de Cultura são o eixo principal do programa Cultura Viva. Idealizado pelo Governo Federal, o programa visa fortalecer a ação cultural dos grupos atuantes nas comunidades e ampliar o acesso aos meios de produção, circulação e fruição de bens e serviços culturais. Os Pontos de Cultura são entidades sem fins lucrativos, que desenvolvem atividades culturais para a comunidade.

 As entidades são selecionadas através de um edital e recebem apoio financeiro para o desenvolvimento das suas atividades. A Rede de Pontos de Cultura do Estado é uma parceria entre o Governo Federal e Estadual. Geralmente, podem participar do edital entidades sem fins lucrativos, de natureza cultural, sediadas e com atuação comprovada na área cultural há no mínimo dois ou três anos no estado. Em breve, o edital será publicado e teremos todas as informações necessárias.

Os projetos a serem selecionados deverão partir de iniciativas culturais e funcionar como instrumento de pulsão e articulação de ações já existentes nas comunidades, contribuindo para a inclusão social e a construção da cidadania, seja por meio da geração de emprego e renda ou do fortalecimento das identidades culturais.


Para mais informações os interessados devem buscar no site www.cultura.gov.br.

0 comentários:

Postar um comentário