sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

TEATRO DA CIDADE




Devido à grande procura de crianças  entre 6 anos e 10 anos para cursar aulas gratuitas de teatro aos sábados, a Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura modificou o horário do curso infantil, o qual inicialmente seria as quartas-feiras no período matutino, para atender esta demanda. Os pais ou responsáveis interessados devem comparecer na Galeria Municipal de Artes, situada na Rua XV de novembro, 367, munidos do documento de identidade ou registro de nascimento da criança.

A secretária municipal da Cultura, Taís Vanessa Monteiro, comenta que ouviu diversos pais solicitando essa mudança de horário devido ao fato da criança depender dos pais ou responsáveis para se locomoverem para os cursos e para a escola.

“ Estávamos com uma lista de espera de 15 crianças solicitando essa modificação para os sábados, ouvimos prontamente a argumentação de todos os pais, e compreendemos a dificuldade do pai e da mãe que trabalham fora. E com todo carinho e dedicação conversando com os arte-educadores do projeto, com nosso Prefeito Vinicius Camarinha decidimos atender essa demanda”, comentou.

As aulas de teatro fazem parte do Projeto Teatro da Cidade, coordenado pelo arte-educador, Márcio Martins. O curso de teatro acontecerá no Espaço Cultura Eziquel Bambini (na Avenida Sampaio Vidal, em frente ao antigo Correio), agora aos sábados (das 13h às 16h) . Como faz parte do projeto ”Teatro da Cidade”, a duração do curso para jovens e crianças também será de 11 meses e encerra com a montagem de um espetáculo contanto a história da cidade, além dos participantes receberem certificados.

As aulas de teatro para crianças serão ministradas pela  atriz e arte-educadora, Letícia Rodrigues, a qual tem vasta experiência com crianças, sendo pedagoga e professora de teatro infantil na ELAM. A professora também produziu e dirigiu espetáculos infantis.  O curso oferece 30 vagas, portanto é importante fazer logo as inscrições, pois estarão automaticamente matriculados os primeiros inscritos. As aulas estão previstas para iniciar no dia 8 de março.

Segundo Letícia Rodrigues, o teatro na infância é de extrema importância, não só pela criatividade e imaginação que o envolve, mais também como uma ponte entre a realidade e a fantasia infantil. A professora ressalta ainda que no teatro a criança encontra a possibilidade de vivenciar ambas as realidades em grupo, relacionando-se com outras crianças com conceitos diferentes do seu, o que favorece seu autoconhecimento e provoca os pequenos a controlarem melhor seus sentimentos. Através dos jogos, dinâmicas e histórias a criança expande seu repertório cultural, desenvolve suas habilidades cognitivas, a consciência corporal, o exercício da disciplina e do pensamento crítico (o que reflete claramente no desempenho escolar).


A criança por sua própria natureza vive dramatizando, ela imita os pais, os avós, a professora, os amigos. Reproduzindo comportamentos e atitudes, em brincadeiras ou vivências de seu imaginário lúdico, ela vai promovendo o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, físicas, emocionais e sociais. As vantagens e benefícios do teatro na infância não param por aí, são inúmeras as descobertas e pesquisas feitas a respeito da sensibilização infantil e da importância do teatro na formação dos pequenos. Acredito que toda a população de nossa cidade deve ficar atenta para não perder a oportunidade de participar do Projeto Teatro da Cidade, desde as crianças até a melhor idade”, finaliza Letícia.

A proposta de realização do projeto “ Teatro da Cidade”, visa, além do estudo das artes cênica e de seus papeis sociais, o conhecimento da história da cidade de Marília. O projeto foi formatado pelo arte-educador, Márcio Martins, em parceria com a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.  Mais informações pelo telefone 3432-3331


0 comentários:

Postar um comentário