quinta-feira, 27 de março de 2014

Prazer em Ler

Escritor mirim Vitor Dias que já lançou dois livros visita os distritos com projeto de incentivo à leitura



A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Cultura apóia a iniciativa do escritor mirim, Vitor Dias, de 13 anos na realização do Projeto Prazer em ler, para crianças e adolescentes. 

Partindo do lema de que “a leitura não é uma atividade elitizada, mas uma ferramenta de transformação social dos indivíduos”, Vitor pretende com esta oficina transformar vidas de outros adolescentes e influenciar positivamente em suas atitudes e hábitos. “Hoje, as crianças e adolescentes estão perdendo o hábito da leitura de um bom livro, a maioria prefere os resumos prontos encontrados na Internet ou ficar só brincando nos joguinhos redes sociais. Não que isso não seja bom, mas temos que estudar e dedicar o tempo para a leitura”. Fala o escritor.

Segundo a Secretária Tais Monteiro, responsável pela Pasta da Cultura e que apóia esta oficina, “O indivíduo que lê, não compreende apenas o livro, mas o mundo em sua volta, amplia seu vocabulário e desenvolve sua capacidade de argumentação, queremos afastar do adolescente a idéia da leitura por obrigação escolar e despertar nos jovens o gosto pela leitura. Vamos começar pelos distritos, mas pretendemos levar para os bairros também”. 

Vitor Dias lançou o livro “O recomeço da era” em 2012, “O Mercenário” em 2014, e na oficina pretende trabalhar com contação de histórias, realizar o bate-papo literário, abrir para perguntas e finalizar com sessão de autógrafos. “Este contato de adolescentes com um escritor mirim, praticamente da mesma idade já é uma ação afirmativa onde cada um deles pode se identificar com Vitor e ver que é possível, basta acreditar, estudar e se dedicar muito”. Disse Denise Campos, que acompanha o projeto.

A princípio o cronograma da oficina será aos sábados durante o mês de abril e um sábado no mês de maio, das 14 às 15h30, o público alvo é para pré adolescentes e adolescentes, na faixa etária de 10 a 15 anos, com 30 vagas cada oficina e percorrerá os distritos de Dirceu, Lácio, Avencas e Rosália.

Dia 05 de Abril, será dentro do projeto do Governo de Estado, “Um dia na escola do meu filho (Interação entre comunidade e escola) e do Programa Escola da Família, na EE Profa. Neuza Maria Marana Feijão com apoio da diretora Sra. Maria Fernanda Ferreira Gomes e Vice-diretor Edimilson Roberto de Camargo. Interessados podem se inscrever na Escola ou na hora da oficina se ainda houver vagas.

As próximas serão no dia 19 de abril em Dirceu, dia 26 de abril em Rosália e dia 10 de maio em Avencas. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 14 3402-6600 com a Assistente Técnica Denise Campos Justino.

Um comentário:

  1. É com imensa satisfação que iremos receber e apoiamos este excelente projeto que visa desenvolver e incentivar a habilidade da leitura e da escrita. Agradecemos a oportunidade, deixando o nosso parabéns pela iniciativa da Secretária da Cultura de Marília e a admiração pelo nosso escritor mirim Vitor Dias, sendo uma pérola rara na Educação, servindo de inspiração para nossas crianças, adolescentes e jovens. Abraços..............Edimilson Roberto de Camargo - Vice diretor da EE Prof Neuza Maria Marana Feijão

    ResponderExcluir