sexta-feira, 7 de março de 2014

Retrospectiva 2013

A Secretaria Municipal da Cultura através do presente informativo apresenta seu balanço do ano de 2013. Enfrentamos um ano de grandes desafios, porém com muito trabalho, dedicação, criatividade e colaboração de parceiros comprometidos, diversos deles foram superados.
  
Os projetos e programas permanentes tiveram continuidade e andamento e outros novos foram inseridos com sucesso na área cultural.
  
Consolidamos todas as linguagens desde a arte circense, literatura, com lançamento de livros, artes plásticas com a realização do 10º Salão de Arte Contemporânea, inúmeras exposições de artes, tanto na Galeria Municipal de Artes, Biblioteca Municipal, como em outros Espaços Expositivos cedidos por parceiros da Cultura. O Projeto “Cultura e arte”, no Viaduto da Rua Bahia, ganha aplausos ante a belíssima obra de arte utilizando a técnica do grafite. A dança se fez presente, com apoio às entidades e academias, o teatro, com o Projeto Teatro da Cidade com aulas gratuitas para jovens, adultos e melhor idade, cinema com apoio ao II Curta Marília - Festival de Curtas Metragens. Apoio à realização do Japan Fest, Mostra Marilia de Cinema, Sarau do Saci, Recreio Urbano e os olhos da Secretaria também se voltaram para a capoeira que é uma importante ferramenta de transformação social.  
  
Foram realizadas também oficinas gratuitas de dança de salão, canto coral com público-alvo infantil e juvenil, percussão, além da Conferência Municipal de Cultura e apoio à Estadual e Nacional, enviando representantes do município.

Tivemos muitas surpresas maravilhosas no ano de 2013! Foi realizado com sucesso o Concurso “Agora Você Canta”, que descobriu novos talentos, levou a cultura para os bairros e valorizou os artistas cantores de nossa cidade. Sucesso também os Concursos Miss Marília, o Mister Marília e Miss e Mister Estudantil e apoio ao Miss Mirim, Infantil e Juvenil. 
Atendendo a inúmeros pedidos o Domingo da Viola - com a nova versão “Show da Terra”, voltou a acontecer no Espaço Cultural assim como o Encontro do Rock. Também foram realizadas inesquecíveis apresentações musicais no Domingo no Bosque. 
Destaque também para o Telecentro e Acessa São Paulo que oferece aulas de informática gratuitas para a população, e que teve  investimento para melhorar o atendimento. Tivemos a formação de turmas da terceira idade. 
  
O Concurso de Decoração natalina voltou a acontecer numa iluminada versão “Minha casa é um encanto de Natal”. A Secretaria também colaborou na decoração de enfeites de led na Prefeitura Municipal, Câmara, Praça Saturnino de Brito e Praça das Bandeiras e a Biblioteca Municipal que recebeu ainda uma maravilhosa programação cultural e a visita de muitas famílias, inclusive com apresentação do Presépio Vivo e o Papai Noel e seu Violino Mágico no Natal Iluminado. 
Viabilizou em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura diversos programas como a Virada Cultural Paulista, fase municipal e regional do Mapa Cultural Paulista e a importante palestra "Programa Municipal e Estadual de Financiamento à Cultura" com o gestor Efrén Colombani. Recebeu o Circuito Sesc de Arte e Caminhão da Ultragaz Cultural. 
  
Marilia teve a preciosa oportunidade de saber um pouco mais sobre a cultura africana com “Netos de Bandin” que nos deram a honra de sua permanência na cidade durante uma semana realizando o projeto “Africanizando Marília”, trazendo suas danças, seus costumes, suas vestimentas, sua arte!
  
Outro Intercâmbio Internacional Cultural e Educativo realizado em 2013 foi Brasil-Uruguai com a Associação dos Professores e Estudantes do Idioma Espanhol de Marília. Nossa cidade foi representada por fotografias, telas, culinária, artesanato...
  
E por falar em culinária...Aconteceu a grande, tradicional e saborosa Festa Italiana, desta vez em local mais apropriado, visando segurança e conforto para os visitantes.
Não poderia deixar de enfatizar que nesse mesmo ano tivemos um grande avanço na área cultural em nosso município: a regulamentação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de 2012, que finalmente pode contemplar bons projetos de artistas marílienses ávidos por viabilizar ações culturais. Até 1% do orçamento do Município arrecadado em IPTU e ISSQN poderá ser revertido em projetos culturais. Marília, também em 2013 adere ao Sistema Nacional da Cultura. 
  
Em parceria com os Correios, tivemos o lançamento do selo personalizado e carimbo comemorativo do Museu de Paleontologia de Marília, em homenagem aos 20 anos da descoberta do primeiro fóssil em Marília. Nosso Museu é referência no Brasil, e o trabalho do nosso paleontólogo William Nava foi até inspiração para uma novela global!
  
A Prefeitura Municipal também investiu em brinquedos para a Biblioteca Infantil e Projetores para o Telecentro. 
  
Muitos desafios e projetos estão por vir, mas estes só serão alcançados e realizados com o tempo. Muito se caminhou, porém a trajetória apenas começou. Realizar projetos de formação para a população, levar a cultura para a periferia, distritos e vilas de Marília. A Secretaria Municipal de Cultura está trabalhando para isso. 
  
Agradecemos a todos os cidadãos e parceiros que colaboraram na construção cultural e que deixaram suas preciosas marcas na história de nossa cidade.
  
Aproveitamos a oportunidade, para deixarmos aqui um convite para que todos acompanhem e prestigiem os eventos culturais a serem realizados em nossa cidade. 
  


0 comentários:

Postar um comentário