terça-feira, 20 de maio de 2014

Banda em Balde

Banda em Balde foi destaque na Mostra Estadual de Música instrumental do
Mapa Cultural Paulista






Com um show de talento, a Banda Em Balde pela segunda vez chega à fase Estadual do Mapa Cultural Paulista, representando Marília e região na categoria música instrumental. O evento aconteceu domingo dia 18, no Auditório da Fapcom (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação), na Vila Mariana, em São Paulo, onde participaram grupos de várias cidades e de diferentes formações: grupos de choro, camerata de cordas, bandas de sopros, quartetos, duos, solistas e a “Banda Sustentável”.

Na oportunidade houve o registro do áudio para a produção de um CD com faixas de todos artistas selecionados e uma performance conjunta, formando uma grande orquestra sob a regência de Branco Bernardes, curador do Mapa Cultural. O tema de trabalho desta edição no Mapa foi uma homenagem a Marcelo Tupinambá e também a Camargo Guarnieri. 

O Mapa Cultural Paulista visa mapear os grupos artísticos atuantes em cada região do Estado e promover um intercâmbio entre as cidades, divulgando o trabalho destes grupos. Para a Banda em Balde, a participação no Mapa contribuiu na repercussão e visibilidade, que gerou muitos convites para a participação em mais eventos festivais e oficinas de música e construção de instrumentos. Além deste retorno em divulgação há um incentivo, todos selecionados ganham um troféu e R$3.600,00 para a produção de concertos em outras cidades pelo Estado de São Paulo.

O evento proporcionou aos integrantes a oportunidade de dividir a estante com músicos profissionais, trocar idéias e aprender mais sobre música. Eventos como este contribuem para o enriquecimento cultural dos participantes.


Para Augusto Botelho, coordenador da Banda em Balde, mesmo sem instrumentos convencionais a Banda representou Marília e surpreendeu o público. “Com um trabalho artístico que agrega outros valores ligados a cidadania e meio ambiente, fazendo música, entretendo e conscientizando sobre a sustentabilidade, a criatividade, e a superação, a Banda foi destaque novamente no Mapa Cultural. Esperamos que a repercussão deste evento e o breve lançamento do CD, o segundo do grupo - visto que já participamos da edição anterior homenageando Osvaldo Lacerda - contribua para uma estruturação da banda que busca recursos para se firmar como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e ampliar as atividades. O grupo é independente e tem o apoio da Secretaria de Cultura para a participação em alguns eventos e cedeu temporariamente o espaço Cultural para os ensaios, mas ainda necessita de equipamentos para a realização de oficinas de construção de instrumentos e formação musical”, disse Augusto.

0 comentários:

Postar um comentário